tribuna socialista

quarta-feira, janeiro 07, 2004

PARTIDO SOCIALISTA:ONDE PÁRA A MEMÓRIA DOS TEMPOS EM QUE SE FALAVA À ESQUERDA E DE ESQUERDA?

O portal oficial do Partido Socialista – www.ps.pt – anuncia para breve a publicação de um documento sobre os 30 anos do PS.

É bom que se recordem os tempos em que o Partido Socialista falava de esquerda e à esquerda. Precisamente os tempos em que o PS conheceu os seus melhores resultados eleitorais!

A publicação do documento sobre os 30 anos do PS é um bom motivo para se lançar um debate sobre a orientação política e programática que o Partido Socialista deverá ter e propor.

O PS parece invadido por individualidades que perderam definitivamente a memória sobre o que é ser socialista ou então nunca a tiveram nem participaram na dinâmica dos movimentos sociais e populares.

O discurso cinzento, equidistante de tudo e de mais alguma coisa, a redução da luta política aos jogos do parlamento, o olhar desconfiado sobre as lutas populares e sociais, a incapacidade de se participar nos novos movimentos sociais, o apelo às chamadas “elites” ... são os tiques daqueles que querem fazer do Partido Socialista um mero clube de mediáticos com participação parlamentar e ... mediática!

O Partido Socialista não cresceu assim!

O PS cresceu e afirmou-se como partido de esquerda com base social interventiva quando não tinha medo de falar em
PODER DEMOCRÁTICO DOS TRABALHADORES
• DEMOCRACIA SOCIALISTA
• AUTOGESTÃO
• NEM SOCIALISMO SEM LIBERDADE, NEM LIBERDADE SEM SOCIALISMO
• PARTIDO MARXISTA

• (...)

Será que a realidade em que o PS intervém mudou assim tanto para que o discurso e a prática política e social tenham mudado tanto ?

Um Partido Socialista tem de conviver e ser um bom gestor do capitalismo? Ainda para mais de uma realidade nacional que é parte de um capitalismo globalizado?

Um Partido Socialista tem de ser tão parecido com os partidos de direita na democracia que defende, no modelo económico que apregoa, nas políticas de defesa nacional ou nessa coisa tão estranha quanto abstracta que é a “defesa do regime”?

Há um exercício conjunto que os militantes do PS deveriam propor à direcção nacional: pegar na primeira declaração de princípios e no primeiro programa e tentar, com olhos de esquerda, descobrir em que é que esses instrumentos de acção estão desactualizados ou ultrapassados!

O Partido Socialista precisa de voltar aos debates políticos e ideológicos que envolvam os militantes e os façam voltar à militância interessada nos núcleos e secções.

O PS precisa desses debates como forma de voltar a ter capacidade de intervenção social e popular, libertando-se da triste imagem que dá de partido comido internamente por guerras hiper-fulanizadas e externamente de partido obcecado com a mera conquista do governo e preso aos jogos mais degradantes do parlamentarismo tipicamente burguês.

Será isto pedir muito ou ser-se esquerdista?

A voz aos militantes!!

Militante nr. 3760

Sem comentários: