tribuna socialista

domingo, janeiro 25, 2004

MATOSINHOS: UMA CÂMARA MUNICIPAL A PRECISAR DE PROFUNDA RENOVAÇÃO!

O JORNAL DE NOTÍCIAS de hoje, domingo, 25 de Janeiro de 2004, publica um artigo da jornalista Helena Norte, intitulado CÂMARA EMPREGA AMIGOS E FAMILIARES DO PRESIDENTE.

Presidente, Vice-Presidente, ex-líderes locais da Juventude Socialista e até um radialista de uma emissora local, todos são citados como protagonistas de acções que fazem da Câmara Municipal de Matosinhos uma espécie de empresa familiar de um partido que não se tem renovado, que se tem burocratizado e que agora se degladia num processo próximo da autofagia!

Segundo o artigo “Cinco sobrinhos e dois cunhados de Narciso trabalham no Município” e “Vários assessores, motoristas e apoiantes políticos estão também acompanhados dos parentes”... O desmentido do Presidente da Câmara tem tanto de lacónico quanto de margem para se continuar a especular sobre a veracidade ou não do que é revelado pela referida notícia! Diz-nos a experiência que quando os governos – seja a que nível for!... – começam a desmentir sem o fazer de facto (lembrando um qualquer episódio da célebre série “Yes Minister”), então terá chegado a hora de apelar a uma profunda mudança nas políticas, programas e entidades que os definem e aplicam!

Diz o referido artigo que “Os ex-líderes da Juventude Socialista local demonstram também tendência para ganhar concursos públicos. Já lá está um e tem a companhia da cunhada. Um outro está em vias de entrar e já o espera a namorada” ... Esta tendência para a partidarização, para a burocratização, para a cunha, não é uma tendência inevitável! Acontece quando um partido não se renova, acontece quando um partido reduz os seus processos de decisão aos seus dirigentes, ignorando os seus militantes ou criando estatutos que tornam a participação decisória dos militantes como algo de muito difícil realização ... Acontece também quando o executivo camarário é dominado por uma maioria que resolveu fazer desse atributo democrático formal, algo desfasado da realidade concreta transformado numa espécie de bunker de uma minoria do partido maioritário contra a maioria desse partido! ... Complexo, mas possível à medida que a democracia se vai tornando crescentemente formal, mesmo ao nível camarário!

A solução para este imbróglio passa, para já, no Partido Socialista, pela devolução da palavra aos militantes de Matosinhos. Ou seja, a Concelhia deveria apelar a uma CONVENÇÃO DE MILITANTES E SECÇÕES DE MATOSINHOS com o objectivo de se debater a actual situação de confronto entre militantes socialistas na Câmara e avançar com uma solução de mudança e de renovação que acabe com o processo de cunhas, compadrios e partidarização que parece dominar a acção do governo camarário.

No plano extra-partidário, a Concelhia do PS em Matosinhos deveria iniciar um processo de auscultação das diversas entidades culturais, recreativas e políticas do concelho que culminasse num ENCONTRO DE MATOSINHENSES PARA A RENOVAÇÃO DA CÂMARA numa perspectiva popular, democrática e de esquerda!

Para dentro do PS ou para o povo de Matosinhos, cabe à Concelhia do PS de Matosinhos afirmar a capacidade de liderança, enquanto estrutura partidária eleita pela maioria dos militantes socialistas!

Sem comentários: