tribuna socialista

domingo, março 21, 2004

20 de Março: onde estiveram os socialistas?

Pelo menos no Porto, na concentração e na manifestação que assinalaram o 1º ano da ocupação americana do Iraque não vi nenhum militante do PS.

Como sempre, estiveram presentes pessoas ligadas ao PCP, ao BE, ao ATTAC e a núcleos anarquistas. Estiveram presentes e deram-se a conhecer através de bandeiras partidárias e cartazes diversos. Sinceramente não percebo qual a razão que leva os socialistas a não intervirem activamente nestas iniciativas!?!

O 20 de Março de 2004 até tinha um significado muito especial para os socialistas. A muito recente vitória do PSOE tendo bem presente a oposição à guerra, poderia ajudado a mobilizar com visibilidade os socialistas. Mas não!

Aliás, sou de opinião que a direcção do PS, terá desperdiçado mais uma oportunidade para isolar a coligação de direita PSD/CDS na vespera das eleições europeias. É incompreensível a posição de Ferro Rodrigues e da direcção do PS sobre a presença da GNR no Iraque. Não se percebe porque não exigem a retirada da GNR do Iraque...

Mais uma vez a direcção do Partido Socialista cola todo o Partido a abstractas questões de Estado, as quais só contribuem para a permanencia da direita no Governo.

O Partido Socialista, com as suas próprias posições politicas, não pode estar alheado dos movimentos sociais. À semelhança do que fez a Juventude Socialista em Lisboa, a direcção do PS deveria ter apelado à participação dos militantes e simpatizantes nas manifestações contra a ocupação do Iraque, contra as guerras, pela Paz!

Por toda a Europa, os militantes dos Partidos Socialistas, Trabalhistas e Social-Democratas da Internacional Socialista participaram activamente nas diversas iniciativas que aconteceram no dia 20 de Março.

As manifestações de 20 de Março são também um momento de mobilização para, em Junho nas eleições europeias, os cidadãos europeus darem, com o seu voto, outra cor à Europa: mais social, mais democrática e que trave os desvarios neo-liberais!

Sem comentários: