tribuna socialista

segunda-feira, março 29, 2004

FRANÇA: APRENDER COM A VITÓRIA DA ESQUERDA!

A esquerda francesa obteve uma vitória histórica sobre a direita governamental e sobre a extrema-direita.

Depois de Espanha, agora foi em França. Parece que outros ventos sopram na Europa.

As eleições regionais francesas motivam algumas reflexões para o espaço português:

* A vitória é da esquerda e não só de um único partido da esquerda. O lider do PSF, François Hollande, considera mesmo que é preciso instituir um espaço de diálogo entre as diversas forças de esquerda que garanta, no pluralismo, a necessária unidade na acção para os momentos decisivos. Considera Hollande que sózinho o PSF não conseguiria triunfar. A vitória da esquerda é a vitória do esforço conjunto do PSF, do PCF e do Verdes!

* Depois de Espanha, a França ... será que estamos perante uma onda de mudança política na Europa ou perante um mero ciclo de alternância? Será que a esquerda socialista, social-democrata e trabalhista europeia vai desperdiçar, como já o fez, a oportunidade de por fim ao neo-liberalismo, implementando novas políticas sociais e económicas claramente de esquerda, promotoras da participação cidadã a todos os níveis nomeadamente para uma Constituição europeia mais democrática?

* Será que um resultado em Portugal como aquele que aconteceu em França, não deveria implicar um claro CARTÃO VERMELHO ao governo PSD/CDS? Será que o cumprimento da agenda eleitoral é mais importante que a vontade de mudança de todos aqueles que sofrem diáriamente as consequências da política liberal da direita?

* Quais as consequências em Portugal de um diálogo entre todas as principais correntes e partidos da esquerda, como o PS, o PCP e o Bloco de Esquerda? Será que a a alternativa à direita não pressupõe um diálogo convergente, na pluralidade, entre as principais forças de esquerda? Será que essa convergência não corresponde à vontade e ao sentir de todos aqueles que diáriamente sofrem os efeitos das políticas anti-sociais do governo de Durão Barroso?

Sem comentários: