tribuna socialista

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Vital Moreira ensina cinzentismo político ...


Vital Moreira no seu artigo "Governos de Coligação" inserido na edição de hoje do Público, volta a estar imparável na demonstração do lado político que escolheu. Às vezes, não é preciso dar saltos como o que deu Zita Seabra, para se acabar por defender exactamente as mesmíssimas coisas ...

Para Vital Moreira parece existirem sómente duas posições políticas possíveis: ou o "marxismo-leninismo" que conheceu e praticou com a cartilha estalinista do PCP ou o capitalismo rebatizado de "economia de mercado". Nesta linha de pensamento, considera que quando o PS se aliou à direita estavamos perante "governos de salvação nacional", mas se se aliar à esquerda então estar-se-ia perante algo que "implicaria provavelmente não sómente o sacrificio de algumas das principais orientações do PS, a começar pela disciplina das contas públicas (...)".

Vital Moreira descreve o PCP e o BE como "partidos revolucionários" e, como tal, incompatíveis com o PS. Quanto ao PSD e ao CDS já não é tão drástico, admitindo "governos de salvação nacional". Elucidativo ... Sintomático !!!

O que dirá de tudo isto Manuel Alegre? Será que ainda coloca a José Sócrates a questão: com quem se aliará se o PS não tiver a maioria absoluta? Porque será que um governo dos partidos de esquerda não é também sinónimo de "governo de salvação nacional"?

Vital Moreira já abandonou o PCP há bastantes anos. Mas ainda não se livrou dos tiques dos tempos da "guerra fria". Continua a pensar que ou se é estalinista (que continua a confundir com socialismo e revolucionário) ou se é defensor do capitalismo e das suas formais formas de democracia.

Vital Moreira não tem acção política. Por isso desculpa-se algumas das considerações que faz! Limita-se a movimentar nos bastidores do Poder, olhando com distância e desconfiança para tudo o que seja movimento social. Tal como acção política pelo socialismo ou crítica ao capitalismo passou a ser algo que eliminou dos seus cinzentos referenciais!

Vital Moreira é mais um que se encarrega de descaracterizar ainda mais o PS e o que o PS fará como governo! Com "ajudas" destas, qualquer dia não se sabe onde é que o PS se diferencia do PSD e do CDS ...

Posted by Hello

1 comentário:

Anónimo disse...

O Vital Moreira já está "actualizado" . Por exemplo, defende publicamente o "projecto empresarial" que este governo quer impor às Universidades através do novo RJIES.