tribuna socialista

quarta-feira, abril 22, 2009

MAIS UM ANO DEPOIS DE ABRIL ...

Foi há 35 anos ... e o que aconteceu não foi uma "romaria", nem algo que se tenha ficado por um golpe de Estado. Alguns bem queriam que tivesse sido assim! ... Mas não foi!
E o que aconteceu foram liberdades e democracia construídas pelas mãos do povo trabalhador e dos jovens que também diziam NÃO À GUERRA colonial.
E até houve "exageros" ... houve, sim senhor! Os exageros de quem quer e tem vontade para construir algo de NOVO, e, não admite que os velhos do passado continuem a "chatear" ...
35 anos depois, o que temos de Abril de 1974?
Aos que nunca viveram os anos do processo revolucionário (agora reduzido à sigla PREC), olham para o 25 de Abril como mais um feriado ... e, ainda por cima, este ano calha a um Sábado!
Até podem começar por ser Sábado. Saibam que há 35 anos o Sábado era um dia normal de trabalho ... como se fosse 2ª Feira! E as coisas estão a regredir tanto que, em muitos locais, o Sábado e até os Domingos voltaram a ser dias de trabalho!
Apesar das leis, apesar do formalismo de muita coisa que não passa do formal ... como a democracia e as liberdades!
E é precisamente a democracia e as liberdades que precisam de ser reconquistadas pelos trabalhadores, pelos jovens e por todas e todos os que estão fartos da crise do capitalismo (porque não é outra crise que temos!) e querem e têm vontade de voltar a dizer que outra sociedade de fraternidade, de justiça social, é possível!

Sem comentários: