tribuna socialista

sábado, abril 11, 2009

O SECTOR FINANCEIRO SÓ SERVE OS SEUS ACCIONISTAS ...

Os noticiários têm exaltado as sucessivas baixas das chamadas "taxas de referência" dos bancos. As tais "euribor", no caso europeu ... porque, dizem, assim os consumidores passarão a pagar menos, por exemplo, nos serviços dos crédito à habitação.

Neste momento, até se admite, na teoria, que as tais "taxas de referência", de baixa em baixa e de tanto baixar, até podem chegar aos 0% !!!!....

Só que, a realidade dos que pagam as mensalidades dos créditos à habitação e/ou ao consumo, é muito diferente das notícias que rejubilam. Afinal, os bancos e as empresas do sector financeiro, acabam, quase sempre, por dar a volta. O que perderiam na queda das taxas de juro, compensam com o preço que acabam por impor (este é o termo, impor!) a todo o produto e serviço bancário e financeiro.

A gestão dos bancos e das empresas financeiras não se referencia ao serviço perante o seu cliente e/ou perante a revitalização da economia, mas, primeirissimamente (!), perante os interesses e as exigências dos chamados accionistas de cada banco e de cada empresa financeira. A conjuntura pode ser de imensa crise, mas, o ou os accionistas ditos de referência, continuam a impor que os seus lucros ou a chamada rentabilidade dos seus capitais se calculem como se a crise fosse algo que afecta os "outros" que não eles, os accionistas!

É este modelo de gestão, autenticamente de "rapina", que abandalha economias e o comum das pessoas, dos trabalhadores, dos consumidores!

Sem comentários: