tribuna socialista

terça-feira, abril 14, 2009

PETIÇÃO PARA A UNIDADE DAS ESQUERDAS LISBOETAS ... UMA BOA INICIATIVA!

Até é possível que a petição de cidadãos para a unidade das esquerdas à Câmara de Lisboa, não seja inocente!... Esta democracia que só tem olhos para os partidos e desconfia de iniciativas populares, cidadãs, por muito genuínas que sejam, tem imposto muitas análises aprioristas e preconceituosas. Porque, até parece, tudo tem de passar por partidos, acordos entre partidos e formação de novos partidos ...

Este conceito de democracia, que tem vigorado, é um autêntico funil. É a justificação do parlamentarismo que atrofia e restringe a participação directa dos cidadãos, como trabalhadores, como consumidores, como contribuintes. A democracia deveria dar o PODER ao povo, às pessoas, e, não só ou quase, aos representantes eleitos em Parlamentos!

Uma candidatura forte a uma Câmara Municipal, a uma Junta de Freguesia e até ao Parlamento, deveria ter a oportunidade de passar pela auto-iniciativa popular ... e os partidos? se não aceitassem, então que continuassem a organizar as candidaturas que passam a vida a organizar!

A iniciativa de cidadãos lisboetas das esquerdas partidárias e apartidárias, lançando uma Petição pró-unidade das esquerdas à Câmara de Lisboa é um BOM EXEMPLO. Bom exemplo para se poderem vencer os mil e um entraves que continuam a impedir que, neste País, uma unidade desse tipo possa surgir como alternativa aos mais diversos níveis e como esperança para que as auto-iniciativas ganhem peso, força e capacidade de decisão e de influência!

Sem comentários: