tribuna socialista

sábado, fevereiro 20, 2010

ATÉ SEMPRE DANIEL : UMA HOMENAGEM !

Gravemente doente, depois de meses de angústia e de sofrimento, morreu o nosso camarada Daniel Bensaid: um revolucionário militante desde a sua adolescência, foi um dos fundadores da Juventude Comunista Revolucionária em 1966.

Daniel – Bensaid foi um protagonista essencial no Maio de 68, tendo sido uns mais representativos dirigentes da IV Internacional e um dos dirigentes mais influentes da Liga Comunista Revolucionária.

Foi, enquanto intelectual, um dos mais criativos filósofos do marxismo contemporâneo, tendo elaborado a este título toda uma original construção teórica que permitiu relançar o debate do marxismo para além das suas fronteiras dogmáticas.

Neste sentido, realçamos, entre muitas, duas obras de reflexão teórica fundamentais: "Walter Benjamin: Sentinela messiânica" e "Hieróglifos da Modernidade: Karl Marx" . A sua heterodoxia revela – se de um modo fundamental nos debates criativos que travou com outros intelectuais distantes do pensamento de Marx, tais como Jacques Derrida, mas que inevitavelmente lhe reconheciam criatividade e uma capacidade infinita na reelaboração intelectual do marxismo.

Fica aqui a minha homenagem sincera a um lutador sem tréguas pelas causas e pelos valores mais nobres que a humanidade tem vindo incessantemente a travar: a possibilidade de sermos solidários e a expectativa de uma sociedade realmente livre e igualitária. Obrigado!

Até sempre Daniel

Jorge Caetano

Sem comentários: