tribuna socialista

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

A PAZ MUNDIAL NÃO SE CONSTRÓI NEM COM ARMAS, NEM COM BLOCOS MILITARES, NEM COM ESTADOS ...

O fim da chamada "guerra fria" e a derrota das concepções intervencionistas e securitárias de George W Bush, obrigaria a uma outra concepção para se conseguir uma Paz Mundial duradoura. Continua, no entanto, a prevalecer uma concepção muito securitária, apologética das fronteiras e do reforço do papel do Estado (que pode ser nacional ou até supra-nacional), instigadora de desconfianças geradoras de conflitos entre povos. A NATO é a expressão dessas concepções que, em nada, contribuem para uma nova era de politicas de solidariedade, de justiça, de inter-acção entre civilizações diferentes, de Paz Mundial.

Muitas vezes a força da razão não substitui a razão da força ... é certo! Mas nos dias da globalização liberal que tem fomentado intervencionismo militarista também global, seria também urgente a criação de um movimento internacional, planetário, plural, inter-civilizacional, com toda a força social e humana necessária para provar e realizar a aplicação da força da razão!

As pessoas, os povos, as regiões por todo este Planeta não precisam de armas, não precisam de blocos politico-militares, não precisam de exércitos armados até aos dentes ... isso não contribui para nenhuma Paz. Contribui, isso sim, para a continuação da alimentação desse monstro bicéfalo, que faz coexistir simultanea e eternamente os terrorismos de Estado e de seitas de toda a espécie e feitio ...

1 comentário:

Nuno Cardoso da Silva disse...

"As pessoas, os povos, as regiões por todo este Planeta não precisam de armas, não precisam de blocos politico-militares, não precisam de exércitos armados até aos dentes ..."

Pois, da mesma forma podíamos dizer que não precisamos de polícia, mas todos sabemos que isso não é verdade. Enquanto houver quem tenha impulsos imperialistas e agressivos serão necessárias forças armadas. Mas para que elas possam ser utilizadas de forma apenas defensiva, teríamos de regressar ao exército de cidadãos, através de um serviço militar obrigatório, acabando com os exércitos profissionais, quase mercenários, que combatem a troco de dinheiro.

Curiosamente foi a esquerda que criou estes monstros ao bater-se contra o SMO. Parecia uma ideia inteligente mas foi das mais estúpidas que a esquerda produziu.