tribuna socialista

domingo, fevereiro 07, 2010

LIBERDADES & PODERES POLITICOS E ECONÓMICOS ...

Toda a gente se indigna com o controlo que o governo tenta exercer sobre a imprensa. E a indignação é justificada, há razões para que aconteça!

Mas porque será que já nem tanta gente se indigna com o controlo que o poder económico exerce sobre uma imprensa (jornais, rádio e televisão) que é, afinal, sua propriedade ?

Será mesmo possível haver liberdades de imprensa, de expressão e de opinião quando a imprensa é propriedade de grupos económicos ? Será que essas liberdades se podem consolidar e desenvolver quando as pressões económicas e políticas acontecem diáriamente ?

SERÁ QUE A REALIDADE CONTADA PELAS IMPRENSAS EXISTE OU É A QUE MAIS CONVÉM (aos poderes económico e político) QUE SEJA CONTADA ?

2 comentários:

Francisco Gonçalves disse...

A indignação geral tem razão de ser e por dois motivos: primeiro porque o Estado devora anualmente uns 200 milhões de euros (ou mais…) num canal dito público, e que ao longo dos tempos tem sido mais ou menos controlado pelos mais diversos Governos; segundo porque no controle dos outros meios de informação, propriedade de grupos económicos, o Estado não deveria meter “colherada”, infelizmente parece não haver dúvidas que foi o que se verificou…
É esta situação de aparência fascizante que merece um comentário, e não me interessa quão antifascistas foram os senhores A ou B no tempo da velha senhora, o que realmente importa é saber o que hoje nos têm a dizer, o seu silêncio apenas nos poderá levar a concluir que a politica não passa dum jogo de interesses, que vão muito para além dos interesses dos cidadãos e do país…

Anónimo disse...

Há uma visão espartilhada do que é liberdade. Se alguém está roto e esfomeado, não pode simplesmente exercer a sua «liberdade política». O mesmo em relação a informar-se correctamente. Recebe um ersazt de informação pelos canais de tv, todos a distilar a mesma peçonha, sejam do estado e/ou privados...
Portanto, o poder público, o poder de estado, nunca esteve tão ao serviço do poder económico, como agora; é uma autêntica ditadura do capital e dos seus lacaiso nos diveros nichos desta plutocracia.

Sabemos que há pessoas demasiado coniventes com ela para o RECONHECEREM... isso iria trazer-lhes DISSABORES e por isso ACOBARDAM-SE.

Solidariedade,
MB