tribuna socialista

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

NELSON MANDELA : FOI HÁ 20 ANOS ! ...


A libertação de Nelson Mandela há 20 anos é também a libertação da Africa do Sul do regime do apartheid.
A vida de Mandela é, nesse aspecto da luta contra o apartheid, um verdadeiro exemplo de resistência e de afirmação de humanidade!
É também uma referência, não se ter perpetuado no poder. Retirou-se por sua livre e espontanea vontade. Outros deveriam olhar mais este gesto de Mandela como um exemplo ...
No entanto, o seu partido de sempre, o ANC, que continua como o principal partido no Poder, já não é exemplo para muita coisa ... o apartheid económico generalizou-se na África do Sul!
A África do Sul, que até vai acolher este ano o Mundial de futebol, está em crise. Uma crise igual à de muitos outros países por esse mundo.
O ANC tem demonstrado que não tem soluções para responder à crise económica, não tem soluções para responder no plano da saúde (relembramos a posição miserável sobre o combate à sida), não tem soluções para responder ao problema tribal, ... , o ANC comporta-se como outros partidos do continente africano que, depois de terem lutado pela independencia dos seus países, passaram a preocupar-se só com o umbigo dos seus dirigentes!
Como vencer o actual apartheid económico ?

Sem comentários: