tribuna socialista

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

CUBA: SEMPRE NOTÍCIA PELOS PIORES MOTIVOS ...

Não adianta lembrar que Cuba se libertou corajosamente de uma ditadura financiada pelo imperialismo norte-americano ... que Che até teve um papel impar nessa libertação. Só que essa memória de liberdade, já não passa disso mesmo: só memória!

Orlando Zapata Tamayo morreu depois de mais de 85 dias em grave de fome. Morreu lutando por liberdade ...

Orlando Tamayo pertencia aquele grupo de pessoas que é classificada como DISSIDENTE na sua própria terra! É uma classificação especial e exclusiva dos totalitarismos que continuam a moer muita gente e muita liberdade por esse Mundo fora.

Os dirigentes cubanos já demonstraram, em cada repressão, em cada "dissidente", que não conseguem, não sabem, não poder mudar ... muito menos conseguirão mudar para algo que ficasse próximo dos dias de liberdade a seguir à queda do regime de Baptista!

2 comentários:

zcarlos disse...

Caro João Pedro, permita-me discordar de você quanto a Orlando Zapata Tamayo: ele não era um prisioneiro de consciência, e sim, um preso comum.
Veja, se possível, o link abaixo.
Um grande abraço.

http://contextolivre.blogspot.com/2010/02/orlando-zapata-tamayo.html

João Pedro Freire disse...

Caro José Carlos,
Mesmo sendo um "preso comum" será que isso "justifica" a sua morte ? Porque será também que nos regimes totalitários, a propaganda oficial (e, afinal, a única ...) gosta sempre de macaquear a fronteira entre o que é de consciência e o que é comum ? Coisas destas também aconteceram por cá antes do 25 de Abril ...
O link que envia, aumenta, em mim, a convicção de que o actual regime cubano não tem ponta por onde se lhe pegue ... é um totalitarismo primário acantonado entre o bloqueio imperialista norte-americano e a ressaca do desaparecimento do "sol" em relação ao qual o regime cubano era um satélitezinho ...
Abraço.