tribuna socialista

terça-feira, fevereiro 09, 2010

MANIFESTAÇÃO "PELA LIBERDADE" .... ??????























Para quinta-feira, 11 de Fevereiro, em frente à Assembleia da Republica está convocada uma manifestação "pela liberdade" .

Quem a convoca são bloggers que se apresentam como "da direita à esquerda" ...



A defesa das liberdades é um assunto demasiadamente sério para ser tomado por uma espécie de albergue espanhol onde tudo entra: a direita, a esquerda e os que esperam por nova oportunidade, para voltarem novamente ao poder e repetirem o que já fizeram, igual ou pior que Sócrates.



A defesa das liberdades, hoje em dia, é sobretudo a defesa de um direito que tem sido progressivamente subtraído a pessoas e a movimentos sociais.



A liberdade de opinião e de expressão nas empresas, incluíndo as de comunicação social, é usada selectivamente pelas Administrações dessas empresas ou então até fica à porta ...



A liberdade das empresas é sobretudo a liberdade das administrações dessas empresas poderem fazer à vontade o negócio que mais lhes convém, nem que para isso os trabalhadores fiquem sem nenhuns direitos ...



Para isso, dá muito jeito ás administrações das empresas ter um poder político com quem possa negociar, já que esse poder também se esquece muito depressa da vontade popular expressa democráticamente em eleições.



O poder político e o poder económico têm andado, desde há anos, escandalosamente, de mãos-dadas. É uma realidade que não é só de hoje!

Os promotores da referida Manifestação não estão interessados em denunciar a aliança que existe entre o poder económico e o poder político, porque, alguns desses promotores, também beneficiam dos proveitos daquela aliança ...



Alguns dos promotores utilizam a "liberdade" como alguns partidos da extrema-direita utilizam a palavra "liberdade" nas suas siglas ... só serve para isso, mais nada!



Os ataques que hoje em dia se repetem sobre as liberdades e a democracia tem a ver como uma consequência do quadro politico e económico neo-liberal que tem vindo a criar uma nova forma de totalitarismo nas sociedades ocidentais: os Estados e as empresas exercem um controlo imenso sobre a iniciativa social e politica das pessoas e dos movimentos sociais, e, as leis passaram a ter uma aplicação selectiva baseada em critérios de classe e políticos!



As liberdades precisam de ser defendidas! Precisam todos os dias! Mas essa é uma parte da luta pelo socialismo como alternativa ás consequências sociais, económicas e politicas do capitalismo na vida concreta das pessoas.



Os promotores da Manifestação criticam José Sócrates, mas o seu objectivo é, tão só, favorecer uma espécie de presidencialização do regime, já que Cavaco Silva é identificado como politicamente afecto à área politica de muitos dos promotores.



Cavaco Silva não é alternativa a José Sócrates, tal como José Sócrates não é alternativa a Cavaco Silva ... até porque AMBOS têm culpas sérias nos ataques que têm sido feitos às liberdades e à democracia.



A defesa das liberdades e da democracia precisa de clarificação social e política! E para começar seria importante, vital, urgente que liberdade e democracia entrassem em todo o lado da sociedade! Nunca ficassem à porta, nem fossem vistas como obstáculos, entraves, aborrecimento para o que quer que seja ...



Participar na manifestação de quinta-feira seria como pedir à raposa que tomasse conta do galinheiro ... isso NÃO!

Sem comentários: