tribuna socialista

terça-feira, junho 29, 2010

O FECHO DE UM JORNAL NÃO É UMA BOA NOTÍCIA!

Nunca fui leitor do "24 Horas".

Mas não fico nada contente quando tomo conhecimento de despedimentos colectivos na imprensa que levam ao fecho de dois jornais.

Acho que Portugal fica muito menos respirável, até porque a liberdade de imprensa parece que anda asfixiada pelos grandes grupos económicos que a controlam. Tenho muitas dúvidas sobre a possibilidade de coexistência plena entre liberdade de imprensa e controlo/concentração das diversas formas de imprensa (escrita, ouvida/falada, vista) pelos grandes grupos económicos.

Os grandes grupos económicos fazem o que querem com a imprensa ... mas esse vale-de-tudo, parece que acontece em aliança mais ou menos tácita com os grupos financeiros (por exemplo, os bancos) que cortam qualquer possibilidade de criação e de afirmação de imprensa organizada em formas de economia social e cooperativa ...

As liberdades não existem no abstracto, mas existem ou não e praticam-se ou não, no concreto do dia-a-dia. A liberdade de explorar é incompatível com a liberdade da vida de todos e de cada um!

Neste sentido, o fecho do "24 Horas" corresponde à liberdade de explorar contra a liberdade da vida de cada uma e de cada um que lá trabalhavam ... esta é também mais uma imagem do capitalismo modernaço e neo-liberal que nos vão impondo!

E entre os jornalistas vai crescendo o desemprego ... desemprego que adiciona ao que já temos!


Livrem-se de por as mãos nestes espaços da net e da blogosfera ... defenderia a liberdade nem que tivesse de voltar ao stencil e à policopiadora ...

NOTA: Inicialmente, por lapso coloquei outro título de jornal. Está rectificado. As minhas desculpas pelo lapso.

João Pedro Freire

Sem comentários: