tribuna socialista

sábado, novembro 06, 2004

Golpe de Estado ideológico na Europa


No LE MONDE DIPLOMATIQUE, de Novembro, aconselhamos vivamente a leitura do artigo inserido na página 22 (edição portuguesa) sobre TRATADO CONSTITUCIONAL: GOLPE DE ESTADO IDEOLÓGICO NA EUROPA, assinado por Anne-Cécile Robert. Na introdução ao artigo escreve-se: "A 14 de Outubro de 2004, a Assembleia Nacional francesa discutiu, sem votar, a adesão da Turquia à União Europeia. Este debate supermediatizado ofusca - temporáriamente? - as questões relacionadas com o «Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa». E, no entanto, este tratado erige o liberalismo económico como objectivo supremo da União. Ignorando a questão social, curto-circuita o sufrágio universal e visa impor uma ideologia oficial».

Fica, como sempre relativamente à questão Europa, a posição de DEMOCRACIA & SOCIALISMO: é urgente a organização de um debate nacional no P.S. aberto todos os militantes ! A direcção nacional do Partido Socialista não pode decidir UNILATERALMENTE a posição de todo o Partido para o referendo nacional sobre o Tratado Constitucional Europeu sem ouvir préviamente os militantes! Posted by Hello

1 comentário:

Unknown disse...

A Constituição Europeia ou, mais precisamente, o Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa é um autêntico golpe de estado que reforça o poder na Europa a uns quantos em detrimento da grande maioria dos cidadãos da Europa.
A única posição possível quanto a este Tratado é a recusa pura e simples.
É cada vez mais óbvio que a União Europeia nunca irá funcionar a favor dos povos da Europa e principalmente dos portugueses.
Chocou-me profundamente a posição totalmente acrítica do Secretário Geral do PS ao achar que a Constituição é para aprovar, mais nada.
A Constituição Europeia é o enterro do projecto europeu. Depois dela só haverá lugar a ETA´s e IRA´s que aparecerão por essa Europa fora.