tribuna socialista

domingo, março 06, 2005

Campos e Cunha: tecnocracia a mais ???


Algumas considerações a propósito das declarações do futuro ministro de Estado e das Finanças do futuro governo Sócrates:
  • Para um ministro das Finanças de um governo socialista o conceito de "A contenção orçamental tem de ser feita centrada na redução e controlo da despesa" tem o mesmo significado quando era dito pelo ministro das Finanças de um governo de direita?
  • Será que a despesa com a Inovação e o Plano Tecnológico, será que a despesa com todas as políticas inerentes a um combate EFICAZ à pobreza têm a mesma incidencia nas Finanças Públicas com um ministro de um governo socialista e com um ministro de um governo de direita?

Ainda ontem afirmávamos neste espaço que o futuro governo Socrates tem um número algo exagerado de ministros com um perfil excessivamente tecnocratico e, desde logo, com inexperiência em acções concretas no plano político e social. Será que a intervenção de Luis Campos e Cunha na TSF não vem confirmar isso mesmo?

O que está em causa nas declarações do futuro ministro nem é ó possível aumento dos impostos. O que está em causa é a continuação do mesmo discurso quanto à "contenção da despesa" sem se explicar o que um membro de um governo socialista entende por "despesa". Continuamos a dizer que não há umá só forma de se enfrentar as despesas e as Finanças ... no entanto, se se quiser manter o mesmo quadro económico-financeiro, baseado na liberal "economia de mercado" então, aí sim, não há volta a dar. E um governo que se queria socialista e de esquerda passará a ser um mero sucedâneo de outros fórmulas governativas de direita...

Não queremos acreditar que isso possa vir a acontecer e, além do mais, a experiência histórica dos militantes socialistas não deixará que isso se repita!Posted by Hello

Sem comentários: