tribuna socialista

sábado, março 12, 2005

(in, Público, 11 de Março de 2005)

Passou já um ano sobre os monstruosos atentados terroristas em Madrid. Milhares de anónimos espanhóis ficaram de luto! A Humanidade ficou também de luto. Como já tinha ficado com o 11 de Setembro, dois anos antes, em Nova Iorque.

Para quem participa activamente nos movimentos sociais por um outro Mundo, estes atentados só podem merecer rejeição, repúdio, condenação!

Mas, nas consequências que provocam, há uma reflexão que merece ser feita:
  • parece que estes atentados assentam que nem uma luva, à justificação da Administração Bush e dos governos semelhantes (como o de Blair e o de Berlusconni) por todo o Planeta, para atentarem contra as liberdades e contra os direitos democráticos e sociais. Atentam contra as liberdades, mas não se tem visto menos terrorismo ...
  • à custa destes atentados, os araútos da ordem belicista e liberal dominante continuam a fazer passar a sua teoria que associa a "terrorismo" e "terrorista" todos aqueles que lutam por mudança política, por transformação social;
  • à custa destes atentados, ficou ainda mais vincado um certo eurocentrismo agora numa vertente liberal, policial e belicista. Uma espécie de autentico totalitarismo global!
  • É preocupante que, apesar de todos os verbalismos e retóricas, os dirigentes socialistas e social-democratas da Internacional Socalista, continuem, na prática, a estar de cócoras perante a imperal administração norte-americana, mesmo na sua actual versão de extrema-direita.

O terrorismo é históricamente recusado pelos socialistas. Os socialistas participam e apelam à participação social em todos os movimentos consequência da luta de classes pela transformação social num sentido democrático e socialista.

O actual terrorismo é uma directa consequência de anos e anos de pilhagem e humilhação que a chamada civilização ocidental perpetrou um pouco por todo o planeta. Desde os tempos dos descobrimentos até às colónias africanas, asiáticas e americanas impostas pelos países ocidentais, não esquecendo os tempos mais recentes das acções imperialistas americanas ou das acções totalitárias dos estalinistas de Moscovo, o terrorismo sempre significou reacção desesperada e sem perspectivas ao poder imposto, quase sempre, pela via do terror, das armas e baseado na "lei do mais forte".

Este terrorismo que hoje sentimos é o reverso de uma mesma medalha onde existe também o terror imposto pelas invasões ou autenticas pilhagens perpetradas pelo poder imperial e belicista de Bush e dos seus seguidores.

O autentico levantamento popular que se seguiu, em Madrid, há um ano, aos atentados terroristas foi uma resposta social e popular pela verdade, contra a mentira sistemáticamente imposta pelos governos e pelos Estados, pelo direito de participação e decisão, ... e, lembrem-se, um governo mentiroso, pró-Bush, foi posto no olho da rua!

Em homenagem às vitimas do 11 de Setembro em Nova Iorque e às vitimas do 11 de Março em Madrid, lembramos esse levantamento popular que impôs a sua vontade pondo no olho da rua os apóstolos espanhóis do belicismo e do actual totalitarismo global!


Posted by Hello

Sem comentários: