tribuna socialista

domingo, abril 15, 2007

O QUE É QUE ELES TÊM A VER COM POLÍTICAS SOCIAIS?

O que têm os dois figurantes da fotografia anexa (retirada do Público de hoje) a ver com as políticas sociais?

Ou serão antes parte daqueles que têm vindo a contribuir para que Portugal tenha hoje indices de desigualdade sem paralelo na União Europeia? precisamente porque as "políticas sociais" que dizem defender "reduzem pouco a pobreza", de acordo com dados divulgados numa conferência promovida pela Presidência da República.

No governo nacional ou na Europa qual foi e tem sido o contributo de Durão Barroso e Cavaco Silva (e também José Sócrates) para a redução da pobreza a não ser o agravamento da própria pobreza.

Citando uma notícia saída no Público de hoje, "Números do Eurostat realtivos a 2005 permitem constatar que Portugal tem o índice mais elevado de toda a Europa. E a distância que separa o rendimento dos 20 por cento mais pobres do rendimento médio dos 20 por cento mais ricos está bastante acima da média comunitária".

No conferência da Presidência da Republica, foi considerado que as acções a desenvolver "não dispensam o papel decisivo da família" ... mas então que papel cabem áquelas famílias em que o casal é lançado, ao mesmo tempo, no desemprego porque a empresa fechou ? Que medidas são implementadas para se socializar a iniciativa das pessoas para a criação de emprego?

Numa economia dominada e paralizada pelas decisões dos grandes grupos económicos e financeiros, como pode o emprego ser criado a partir da iniciativa de grupos de pessoas? Que poderiam muito bem ser o grupo de trabalhadores de uma qualquer empresa que perante a ameaça de deslocalização decidiam tomar em mãos a gestão e a continuidade dessa empresa!

Em regra o que tem acontecido no caso da deslocalização das empresas, é o lançamento de centenas de trabalhadoras e trabalhadores no desemprego e o aparecimento de inicitivas inviduais (abertura de pequenos cafés, lojas de pão quente, venda especulativa de automóveis ...) sem qualquer possibilidade de êxito quanto à continuidade futura.

Há também uma clara demissão da iniciativa do Estado. Uma demissão que resulta da onda liberal que tudo pretende privatizado ou privatizável (i.e. na iniciativa do aparelho empresarial!) e da obsessão pela redução do chamado déficit público!

A iniciativa estatal/pública é também afectada pelo facto do aparelho de Estado estar dominado por pessoas, elas mesmas, simpatizantes das soluções liberais e adeptas da transposição dos modelos de gestão empresarial para o domínio do que deveria ser público!

Por isso, preferimos falar na socialização da iniciativa das pessoas para a criação de emprego. Para a questão da mudança de atitude e de acção por parte do Estado, somos de opinião que isso caberia à iniciativa das esquerdas e dos movimentos sociais e sindicais para criarem uma alternativa de mudança de sentido democrático e socialista!
Posted by Picasa

Sem comentários: