tribuna socialista

domingo, fevereiro 15, 2009

DARWIN: 200 ANOS!


Fez no passado dia 12 de Fevereiro 200 anos do nascimento de Charles Robert Darwin – o pai da Biologia Moderna.

Apesar de ser um desconhecido entre a maioria da população, esta é provavelmente a única altura em que se ouve falar tanto deste grande Senhor que revolucionou a Biologia.

Sendo assim, elucidemo-los: afinal, quem foi Charles Darwin?

Darwin foi um cientista britânico do século XIX que embarcou numa viagem a bordo do navio HMS Beagle à volta do Mundo, com o objectivo apenas de fazer o reconhecimento da costa. No entanto, esta viagem revelou-se o desabrochar da teoria que formularia anos depois. Os inúmeros locais em que esteve forneceram-lhe dados biográficos e geológicos, sendo a sua passagem pelas Ilhas Galápagos a mais marcante, pela sua biodiversidade no seu estado mais natural. Sempre com um bloco de notas debaixo do braço, Darwin esboçava desenhos de diferentes espécies, tomava apontamentos de uma forma minuciosa e atenta.

Todos estes dados, posteriormente analisados já em Londres, permitiram-lhe formular uma das teorias mais polémicas de sempre – a Teoria da Evolução. De uma forma muito sucinta, esta teoria tem por base que as espécies actuais possuem um ancestral comum, evoluindo para novas espécies quando sujeitas a diferentes pressões ambientais; os “mais aptos” ao novo clima, ou seja, os que possuíam as características mais vantajosas reproduziam-se mais e assim aumentava o número de indivíduos, formando assim uma nova espécie.

Esta ideia pôs de parte a imutabilidade das espécies e a acção divina sobre a evolução do Homem. Daí que não tenha sido de esperar que a ideia de que o Homem tinha o mesmo ancestral que o macaco tenha sido alvo de chacota entre os líderes religiosos da época. Mesmo assim, Darwin continuou com as suas pesquisas e em 1849 publicou, numa obra integral, as suas conclusões resultantes da sua viagem que o levaram à Teoria da Evolução – A Origem das Espécies. Contra tudo e contra todos, Charles Darwin chocou a Igreja e revolucionou a forma de pensar de toda a ciência. Uma personalidade que vale a pena relembrar.

Joana Amorim Freire
estudante

Sem comentários: