tribuna socialista

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

MEMÓRIAS DOS MEDOS DENTRO DO PS ...

O trauliteiro dirigente sócratico, Augusto Santos Silva, resolveu restaurar umadas péssimas tradições do PS: o papel algo policial e totalitário que o aparelho do partido tem sobre todos os seus militantes ...

Isso mesmo, o PS tem muitas tradições democráticas, mas também tem muitas outras tradições de partido com aparelho repressivo e tipo eucalipto quanto ao efeito que tem de secar quase todo o debate democrático e do direito de divergir!

E o que é mais interessante constatar, é que esse papel bloqueador que o aparelho exerce, ocorre sobretudo em momentos em que a direcção do PS, confundida com os momentos em que é também governo, teve/tem de enveredar por políticas de direita e com alianças que nada têm a ver com qualquer estratégia socialista (ex.: PS/CDS, PS/PSD, ...).

Santos Silva comporta-se hoje como o guardião do sócratismo e o seu principal comissário da propaganda. Repete em 2009 um cenário que já Salgado Zenha, no seu tempo, tinha denunciado quando se candidatou à Presidência da Republica contra a opinião do seu partido de sempre, o PS.

No tempo de Salgado Zenha, Manuel Alegre estava ao lado de Mário Soares, e não se lhe conhece nenhuma critica ao aparelho, na altura, soarista! Mas ... ainda bem que as pessoas mudam!

Antes de Salgado Zenha, quando este ainda estava de pedra e cal ao lado de Mário Soares (os tempos de "Soares e Zenha, não há quem os detenha"...), o aparelho já se tinha encarregado de fazer outras limpezas (!) ideológicas a grupos/correntes de militantes, dos quais os mais conhecidos foram, por exemplo, Aires Rodrigues e Carmelinda Pereira e, depois, Lopes Cardoso!

Parece portanto, que sempre que ser socialista perturba as direcções conjunturais do PS, lá vem inquisição e lá aparece um inquisidor-mor!...

Sem comentários: