tribuna socialista

quarta-feira, maio 05, 2010

ACÇÃO e REVOLTA, PRECISAM-SE !!!!

2º DIA DE GREVE GERAL NA GRÉCIA!!!

A adesão está a paralisar aquele país ... o protesto contra as medidas de austeridade e as receitas de sempre dos mandantes neo-liberais deveria merecer a SOLIDARIEDADE de todos os trabalhadores europeus.

É inadmissível que as ajudas sejam sempre céleres para o sector financeiro e sempre lentas ou nenhumas para a preservação do emprego, para o apoio social ...

Cada conferência de imprensa dos governos, cada declaração de qualquer membro da comissão europeia é um mero exercício de cinismo e de hipocrisia!

A resposta está e tem de partir do lado dos que passam a vida a levar pancada em cada dia desta crise que não provocámos!

ACÇÃO e REVOLTA, PRECISAM-SE!

TEREMOS CAPACIDADE PARA SERMOS GOVERNO CONTRA ESTA CRISE!

4 comentários:

Nuno Cardoso da Silva disse...

Todos nós teremos a maior das simpatias pelos gregos que se revoltam contra as imposições da oligarquia capitalista. Mas convém não esquecer que a destruição deste sistema de exploração só pode ser conseguida com uma revolta generalizada, em todos os países europeus. O protesto grego, isolado, só vai servir para deixar os gregos ainda mais fragilizados e impotentes. Se estes protestos forem bem sucedidos tudo o que veremos é uma Grécia marginalizada, isolada, precipitada numa crise profunda e sem poder contar com a solidariedade material dos outros europeus. Não significa isso que devamos criticar os trabalhadores gregos por protestarem, signica sim que devíamos rapidamente criar uma rede política à escala europeia para que da próxima vez que se protestar, seja um protesto que se manifeste simultaneamente em Paris, em Roma, em Berlim, em Madrid, em Amsterdão, em Lisboa... Há entre nós muitos que detestam a integração europeia, mas se o nosso combate não for à escala europeia, nunca mais nos libertamos das cadeias deste capitalismo. É tempo de perceber que a união política da Europa não contraria os nossos objectivos. Pelo contrário, é um instrumento essencial ao sucesso do nosso combate.

Fernando disse...

Se bem me lembro, o Nuno Cardoso da Silva era o tal libertário do MRPP, partido que recusa Portugal na União Europeia. Em todo o caso, saúdo-o pelo seu excelente comentário; é realmente tempo de as esquerdas de toda a Europa se juntarem. É nestas alturas que se vê como seria importante um organismo forte internacional que lutasse por uma Europa pelo Trabalho contra o Capital. Vamos a ver em que dá a greve geral da Grécia: até ao momento deu em três bancários (não banqueiros) mortos, notícia que será dada com um tom de voz trágico, com imagens de anarquistas a afrontar a polícia, para que suspiremos, na paz do nosso sofá "Selvagens!". Não nos verguemos! É tempo de uma greve geral no mesmo dia nos PIIGS!

Nuno Cardoso da Silva disse...

Fernando,

A minha ligação ao MRPP é táctica. Decidi jogar na ponta esquerda para ver se o centro de gravidade da política portuguesa se deslocava uns milímetros para a esquerda. Ainda pensei em colaborar com o BE mas eles lá não discriminam contra os homossexuais mas discriminam contra os monárquicos... Mas a minha ligação ao MRPP não fez de mim nem um marxista-leninista, nem um eurocéptico. No entanto continuamos bons amigos.

Francisco Gonçalves disse...

Acção e revolta é precisa contra um conjunto de costumes e comportamentos pequeno burgueses, cada vez mais instalados no quotidiano dos cidadãos Europeus… Pedir dinheiro emprestado para passar férias no estrangeiro, adquirir telemóvel ultima geração quando o último tem meses, tirar à barriga para comprar um televisor de plasma, etc, etc… são conceitos de vida que ainda estou para entender e não imagino esta gente “na luta ao nosso lado”, por mais que berrem contra o capitalismo ou contra o que muito bem lhes apetecer! Será esta gente algum dia solidária? Só se for de paleio, amanhã venderão o voto a quem lhes oferecer mais, para no ano seguinte poderem fazer dois períodos de férias… se alguém pensa fazer uma revolução com esta gente ou anda a dormir ou vive no reino da fantasia!!!