tribuna socialista

quarta-feira, maio 05, 2010

MANUEL ALEGRE: DESILUSÃO ! (*)

Sem duvida que o discurso de Manuel Alegre ficou aquém das expectativas de muitos eleitores de esquerda e pior ainda, não revelou uma vez uma clara demarcação do Partido Socialista.

Há vários dias atrás, o candidato Manuel Alegre, em vez de afirmar que a sua área ideológica é o Socialismo, pelo contrário afirmou qualquer coisa do género “a minha família politica é o Partido Socialista”. Com esta afirmação sou levado a concluir o seguinte:

  • A identificação clara com o PS (e não com o Socialismo) serve apenas e só para captar votos do PS, e sendo assim demonstra uma falta de lealdade e transparência para com esse eleitorado (o que é grave para um candidato presidencial).

Ou, em alternativa

  • De facto o candidato identifica-se claramente com o PS e então a situação é ainda mais grave do que a anterior. Passo a explicar - foi precisamente a governação do PS que ao longo destes últimos 20 anos colocou o nosso país na situação económica e financeira em que este se encontra. Situação esta que evidentemente coloca o nosso país à mercê dos especuladores internacionais. Situação esta que vai originar com toda a certeza a perda de todas as conquistas do povo português, conseguidas depois do 25 de Abril 1974.

    Se o candidato se identifica com o PS, se é esta a sua família politica, então só posso concluir que não é com toda a certeza um verdadeiro candidato de esquerda. Se a sua família politica não soube ou não quis defender os verdadeiros interesses do povo português, e o candidato se identifica com ela, então está tudo dito. Uma vez que o candidato se identifica com o PS, então identifica-se com o modelo corporativista (injusto e desigual) que está neste momento está instalado na nossa sociedade.

    Se este candidato for eleito, terá ele a coragem para exigir ao seu próprio partido as mudanças necessárias para salvar a nossa independência e garantir o necessário bem estar ao nosso povo? O que fará ele para aliviar o sofrimento que o povo português irá passar dentro em breve? Vai recitar a sua poesia aos serões, na tentativa de encher a barriga vazia dos nossos filhos? Vai discursar sobre a necessidade de todos fazerem mais sacrifícios? Sabendo nós que “todos” se traduz em serem sempre os mesmos (os mais desfavorecidos).

Para concluir faço um apelo, por favor não chamem a Manuel Alegre um candidato de esquerda. È sim um candidato, que se identifica e pertence a um partido (PS) que se diz de esquerda. Apenas isso.


(*)Manuel Monteiro
(militante do B.E.)

Sem comentários: