tribuna socialista

sexta-feira, maio 28, 2010

UMA FORMA DE VER O "CENTRÃO" QUE NOS (DES)GOVERNA ...

Imagem recebida por mail ... sem comentários!

3 comentários:

Francisco Gonçalves disse...

A foto já está desactualizada, face ao voto a favor do TGV por parte do BE e do PCP, acho que deviam colocar, na figura de “sacristas”, os dirigentes daqueles dois partidos, certamente que o Sua Eminência “Jorge Coelhone” e o presidente da Junta de Freguesia de Poceirão agradecerão!!!!!

João Pedro Freire disse...

Caro Francisco,

Então o BE e o PCP deveriam, na tua opinião, ter votado ao lado do PSD e do CDS?
Não estou de acordo! Pessoalmente, sou favorável a uma politica global e planeada de investimento público, já que é este que pode, de uma forma mais decisiva, criar emprego estável e com direitos. Já que é este que pode dar cliques vitais para o tecido económico e social. Repito, política global E planeada!
É claro que defendo a ligação do TGV a Madrid e à Europa, mas tenho muitas dúvidas sobre a ligação do Porto a Vigo.
Mas o importante é o principio de que o investimento público gera riqueza e estabilidade muito mais depressa que o investimento privado que, neste país, tirando o esforço heróico das micro e pequenas empresas, acaba por ser muito parasitário em relação ao Estado que tanto critica.
E o Estado que temos, é, todo ele, gerido, tomado e alimentado por "gestores" oriundos do privado, que sempre criticaram o Estado e que agora gerem-no como se o Estado fosse a sua empresa privada.
O que a imagem representa é o CENTRÃO que impõe o essencial e o determinante das principais políticas através dos sucessivos PECs.
E os PECs não são uma inevitabilidade, nem a única resposta a uma crise que é de um sistema chamado capitalista ou "economia de mercado". Os PECs são a consequência de uma Europa mantida segundo os canones do neo-liberalismo e da nula participação democrática dos europeus.
Pelo caminho, nomeadamente, no que diz respeito às respostas para a criação de emprego (tão ou mais importante que o subsídio de desemprego) têm ficado apoios claros e decididos a formas de economia social e de cooperativismo.
Bastava olhar para exemplos que existem a florescer no Brasil! E falo no Brasil porque o Sócrates acabou de passar por lá ...

João Pedro Freire disse...

Francisco,
Coloquei este post e o nosso diálogo no Facebook. O objectivo é recolher mais debate e mais opiniões.