tribuna socialista

terça-feira, maio 25, 2010

AFRICA: UM PROBLEMA QUE É PARTE DO PROBLEMA GLOBAL!

Muitas vezes, se não fosse a acção das ONGs, como a AMI, a situação humanitária em África estaria muitíssimo pior do que está.

Mas o problema em África, na minha opinião, é também um problema social e político. Se repararem, são muito reduzidos os países africanos em que os seus povos podem ter voto na matéria. São muito poucos os países africanos em que o colonialismo tenha sido mesmo vencido e substituído por novas sociedades geridas e controladas pelas pessoas que lá vivem. A grande maioria continua a viver situações (muitas veses com guerra) do mais primário tribalismo, etnicismo e também autoritarismo e prepotência cometidos por antigos dirigentes de "movimentos de libertação nacional" ... a corrupção surge como um tempero para perpetuar cliques no poder!

Neste contexto, a meritória e às vezes heróica acção das ONGs, actua, infelizmente, como o efeito de uma aspirina perante uma doença muito grave ... baixa a febre, mas a doença mantém-se!

A actual crise económica global busca muitas das suas "soluções" (!!) nas deslocalizações à procura de mão-de-obra o mais barata possível e com o menor número de direitos possível ... Essas "soluções" estão muito directamente ligadas à capacidade de afirmação social e política dos povos dos países mais carenciados e explorados.

Este Mundo, no estado em que está, precisa urgentemente de uma solução global alternativa, na qual a vontade das pessoas (e não só de uns quantos iluminados) seja determinante!

Sem comentários: