tribuna socialista

domingo, fevereiro 29, 2004

A Convenção do PS sobre a Europa...

O P.S. E AS EUROPEIAS:
QUE RAIO DE ALTERNATIVA É ESTA?...


Colocar Sousa Franco como cabeça-de-lista do Partido Socialista às europeias é uma opção da direcção e não dos militantes socialistas! É uma má opção e que pode comprometer muito seriamente a possibilidade de se conseguir um resultado que represente um cartão amarelo ao governo da direita.

Sousa Franco não é socialista nem tem qualquer tradição de militância junto dos movimentos sociais. Não se lhe conhece também um discurso coerente de esquerda e de critica à globalização liberal-capitalista. A memória recente dos portugueses que costumam votar PS é o registo de um período do governo Guterres caracterizado pela sistemática cedência aos lobbies económico-financeiros. É também a memória da saída desse governo! Não há nenhum registo na memória de qualquer política social ou com preocupação social que tenha sido da responsabilidade de Sousa Franco...

Não é pelo facto de fazer um discurso com algumas criticas às políticas neo-liberais, durante a Convenção do PS sobre a Europa, que colocam Sousa Franco como um socialista ou uma personalidade de esquerda. Desse discurso fica também o registo de não saber como é que haveria de chamar aos socialistas presentes na Convenção, se “amigos”, se “companheiros”, se “camaradas” ... é, no mínimo, culturalmente revelador!!

Todos podem, com preocupação, avaliarem as diferenças entre Sousa Franco e intervenções como Mário Soares, Manuel Alegre ou António Costa . São precisamente as diferenças que podem por em causa a imagem do PS como alternativa à direita nas eleições europeias.

Preocupante é também a não presença de jovens socialistas na lista europeia do PS. Recentemente a JS protagonizou o lado visível da intervenção do PS na luta pela despenalização do aborto. A JS ficou de fora, mas sempre se arranjou o lugar cimeiro da lista para um não-socialista!

É dramático que isto esteja a acontecer pela mão da direcção do PS. E mais uma vez os militantes socialistas foram colocados à margem num processo que deveria, desde o inicio, ter tido o seu contributo, a sua participação e a sua mobilização.

Com a escolha de Sousa Franco, a direcção do PS coloca os militantes do PS perante um facto consumado e, ainda por cima, acrescentando: não se abstenham para apresentarmos um cartão amarelo ao governo de direita!

Isto é irresponsabilidade política total!

Com a escolha de Sousa Franco, com a fabricação de uma lista que não corresponde à vontade democrática dos militantes, a direcção do PS está a comprometer:

• O aproveitamento das eleições europeias para se dar inicio a um processo de definição de uma alternativa de esquerda ao actual governo de direita;
• O aproveitamento das eleições europeias para, com o contributo português, se dar mudar a União Europeia para um novo cenário político onde os socialistas e outras formações de esquerda voltem a ter a maioria para se conseguir uma Europa social.

Pela minha parte, manifesto a minha total discordância com a escolha de Sousa Franco e com o modo como foi criada a lista do PS para as eleições europeias. Os socialistas e todos os que votam no PS buscando mudança, mereciam melhor, muito melhor!

No entanto, apelo a que todos aproveitem as próximas eleições para mostrar ao actual governo de direita que os seus dias começam a ter uma contagem decrescente! Para mostrarmos também que uma Europa diferente da lógica da globalização liberal é possível!

Sem comentários: