tribuna socialista

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

A SECÇÃO DA SRA.HORA DO PS ALIMENTA A GUERRA CIVIL NO PS MATOSINHOS...

O jornal MATOSINHOS HOJE noticia na sua edição de 18 do corrente que a Assembleia de Militantes da Secção do PS da Senhora da Hora manifestou "a mais profunda preocupação e um enorme sentimento de repulsa pela campanha caluniosa altamente difamatória, de que tem sido alvo ultimamente o PS/Matosinhos na pessoa do camarada Narciso Miranda e do Executivo Socialista a que preside no munícipio, tendo aprovado, por unanimidade, um voto de repúdio por tão baixa e inqualificável atitude por parte dos adversários do PS".

Não sei quantos militantes socialistas estiveram na Assembleia da Secção da Senhora da Hora ... mas, mesmo assim, é preciso respeitar a unanimidade dos presentes! O texto que retiramos da notícia do MH tem, no entanto, algumas incorrecções que são graves porque deturpam a verdade legitimada democráticamente pelos militantes do PS no Concelho. E é essa deturpação que tenho tentado denunciar a partir deste blog.

O PS no Concelho de Matosinhos não é representado pelo camarada Narciso Miranda, mas pela Concelhia democráticamente eleita e presidida pelo camarada Manuel Seabra. É sintomático que a Assembleia da Senhora da Hora não refira uma única vez a solidariedade com o orgão democráticamente eleito no Concelho pelos militantes socialistas!

O PS em Matosinhos não é a Câmara de Matosinhos. O PS em Matosinhos é a sua Concelhia. É claro que a maioria socialista na Camara de Matosinhos tem uma obra que deve ser defendida e permanentemente lembrada por todos os matosinhenses e militantes socialistas do concelho. Mas os camaradas do Executivo camarário, enquanto tal, não têm legitimidade estatutária nem democrática para se substituirem aos orgãos concelhios partidários previstos estatutáriamente e democráticamente legitimados.

Por isto, a posição dos camaradas da Secção da Senhora que estiveram na Assembleia de Militantes é uma posição que não contribui para um debate fraterno, sereno e conclusivo. Alimenta, isso sim e ainda mais, o clima de autentica guerra civil que tem dominado e enfraquecido o PS em Matosinhos.

A situação do PS em Matosinhos precisa de ser resolvida com a intervenção directa e democrática dos militantes do Concelho. Convoque-se uma Convenção Concelhia com um regulamento claro que assegure plena liberdade e democraticidade à intervenção de todos os militantes!

Haja iniciativa política e coragem para se por um travão ao que tem corroído o PS em Matosinhos! Cada dia que passa a situação agrava-se ainda mais...

Na mesma edição do MH e com chamada à primeira página, o director deste periódico matosinhense, lamenta que o Executivo camarário liderado por Narciso Miranda tenha afastado do MATOSINHOS HOJE das actividades da Câmara. Seja quais forem as razões que possam assistir a Narciso Miranda é lamentável, condenável e sintomático (também aqui!) que se enverede pelo caminho de um ataque à liberdade de informar, um ataque ao livre direito de critica , um ataque a um dos pilares de qualquer democracia. Esta atitude do Executivo da Câmara de Matosinhos não tem nada a ver nem víncula do PS de Matosinhos. Quem a comete são militantes socialistas isoladamente e não orgãos democráticos do Partido. Também aqui é preciso sublinhar as diferenças!!

Sem comentários: