tribuna socialista

sábado, fevereiro 14, 2004

PS – PORTO DENUNCIA CAOS DA SAÚDE NO DISTRITO

UM EXEMPLO DE UMA ACÇÃO QUE DEVERIA SER ESTENDIDA A OUTRAS ÁREAS.

Uma delegação da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista visitou diversos centros de saúde do Porto criticando no final os efeitos catastróficos das medidas do Governo na área da Saúde e na Administração Pública.

Segundo Manuel Pizarro, da FDP do PS, “os cuidados de saúde primários estão num verdadeiro caos. Um em cada cinco utentes não tem médico de família”. A Federação do Porto vai continuar nas próximas semanas a visitar os centros de saúde do distrito como forma de fazer o ponto de situação sobre os resultados da política do governo na deterioração do Serviço Nacional de Saúde e como forma do PS poder propor medidas alternativas.

Esta acção da Federação do Porto, deveria ser copiada ao nível daquilo que deveria ser também a acção de cada Secção em cada local ou área. A política do governo de direita tem de ser criticada no concreto como forma de se conseguir a mobilização dos cidadãos para uma alternativa de esquerda com programa e políticas de esquerda.

Por exemplo, o fecho de empresas deveria mobilizar as secções locais do PS. Os militantes do PS na área com uma empresa encerrada deveriam contactar os trabalhadores despedidos questionando-os sobre como é que o PS os poderia ajudar, quais as razões que motivaram o fecho da empresa e de que forma os mecanismos existentes apoiam ou não um trabalhador e respectiva família atingidos pelo desemprego. O resultado dessa acção deveria depois ser comunicado à direcção nacional do PS e ao Grupo Parlamentar. Esta seria, na minha opinião, uma forma do PS intervir directamente na realidade do País, demonstrando, no concreto, que toda a sua estrutura militante está empenhada na definição de uma alternativa para a resolução dos problemas do País.

Acções deste tipo provocariam também um efeito dinamizador nas secções e, de certeza, que contribuiriam também para a renovação militante do PS.

Fica a sugestão e o aplauso à Federação do Porto!

Sem comentários: