tribuna socialista

domingo, fevereiro 01, 2004

CONSENSOS À DIREITA E COM A DIREITA? NÃO!!

"ENTÃO, HÁ UM GOVERNO QUE É MAIORITÁRIO E VAI PEDIR CONSENSOS? NA DEMOCRACIA, HÁ DEBATE, HÁ CONTRADITÓRIO. SE TEM MAIORIA QUE GOVERNE E DEPOIS SE RESPONSABILIZE. O CONSENSO É A PARALISIA"

As palavras são de Mário Soares durante um seminário sobre a Europa que teve lugar, no sábado, em Braga.
Mário Soares também reafirmou as declarações que proferiu durante a abertura do X Congresso da CGTP, considerando o Governo de Durão Barroso e Portas como o mais reacionário desde o 25 de Abril.
Um governo que parece controlado pela sua ala de extrema-direita, a qual vai controlando a agenda política governamental impodo-se de chantagem em chantagem.
A acção de Mário Soares deveria ser seguida atentamente por todos os socialistas. Na sua actividade política, Mário Soares conseguiu, neste fim-de-semana, estar presente numa iniciativa marcante para todo o movimento sindical e dos trabalhadores, o Congresso da CGTP, e, de seguida, participar num seminário promovido por socialistas com vista às eleições para o parlamento europeu.
A acção do PS deveria ser semelhante. O Partido Socialista tem de estar presente de uma forma activa em todos os movimentos sociais, sindicais e laborais e deve demonstrar capacidade para liderar, de forma democrática, não sectária e sufientemente abrangente, uma ALTERNATIVA DE ESQUERDA ao actual governo de direita neo-liberal.
Segundo o Jornal de Notícias, de hoje, para Mário Soares existem duas opções para os portugueses: Ou enfrentam mais dois anos de crise económica ou apostam na viragem que só o PS saberá protagonizar. Mário Soares aconselhou o PS a falar no futuro e a lembrar aos cidadãos que "já sentem nos bolsos" os efeitos da política da coligação de direita.

Criticando a política neo-liberal e reacionária do actual governo - "Já venderam tanta coisa, qualquer dia ainda vendem os Jerónimos!" -, Mário Soares apelou à mobilização para as eleições europeias, considerando que o PS deveria possuir uma lista boa, homogenea e coesa, com os seus candidatos a falarem todos no mesmo sentido.

Na minha opinião e na linha da intervenção de Mário Soares, o esforço de mobilização dos socialistas para êxito na luta contra o governo, deverá começar já para o dia 11 de Março, com uma participação activa na jornada nacional da CGTP contra a redução dos direitos sociais, contra o pacote laboral, contra o aumento do custo de vida e contra a redução dos salários reais. Deste modo, estaremos também a contribuir para uma alternativa de esquerda ao actual governo!

Sem comentários: