tribuna socialista

sexta-feira, fevereiro 20, 2004

POR UM P.S. UNIDO NO COMBATE À DIREITA

O momento que atravessamos não se configura de molde a questionarmos, nem colocarmos em dúvidas o que se encontra estatutáriamente plasmado, mas antes de convergência de esforços e do reforço para as lutas que se avizinham. O texto em anexo reflecte a minha posição política face aos últimos acontecimentos que se têem verificado com o nosso Partido! Os trabalhadores, que face à situação desesperada se encontram,por via e por causa da política neoliberal implementada por Durão e Portas, merecem toda a nossa solidariedade e que encontremos panoramas de esquerda alternativos. POR UM P.S. UNIDO NO COMBATE À DIREITA.

O Desemprego no Distrito do Porto:

A Luta do P.S. !


Face à política prosseguida pelo executivo de Durão e Portas, a qual qualifico de autêntica calamidade pública, em que se configura um quadro de desemprego incontrolável , de falências sequênciais com efeito de dominó, pela falta de criação de condições ao investimento, que de facto assola este e que neste momento cerca de meio milhão de trabalhadores são afectados, situação verdadeiramente dramática, da degeneração do sistema social de saúde, do agravamento fiscal e contributivo, pelo desatino no programa da educação, deve o P.S., como partido, verdadeiramente Democrático, atento às necessidades sentidas pela população, posicionar-se solidário para com eles, na luta contra este flagelo.



Louvo o empenho pessoal do camarada Assise da Federação na solidariedade manifestada para com aqueles que neste momento sofrem com a política assaz Neoliberal implementada por este governo, materializada, infelizmente, pelo encerramento diário de empresas têxteis, de calçado, e de outros sectores que serão afectados, nomeadamente o dos transportes e em especial o dos internacionais uma vez que o encerramento das empresas atrás referenciadas, todas elas exportavam, e que afecta todo o País e o nosso distrito em especial.
É imperativo mobilizarmos todos os esforços, juntamente com trabalhadores, no sentido de invertermos este quadro e para tal, também os sindicatos desempenham um papel aglutinador!



Contudo, é para mim evidente, que não será com protagonismos mediáticos e atitudes menos moderadas, ponderadase direi mesmo fraccionárias ( e refiro-me claramente ao que se verifica com o litígio que é notório entre os camaradas Narciso Miranda e Manuel Seabra, sendo que o primeiro, embora lhe reconheça o mérito de 30 anos de executivo e obra feita em nome do partido, e como militante socialista da Srª da Hora subscrevi a moção de apoio e de repúdio pela campanha baixa de que o nosso partido está a ser alvo por parte dos nossos adversários políticos, e apenas por tal, ( contudo chamo atenção que Narciso não é o P.S., aliás campanha essa que talvez não seja culpa dele próprio, questiono-me ! ) mas à contrário, há que existir lugar para a convergência ( embora sejamos um partido aonde existe lugar para as tendências, o que nos difere dos demais que primam pelos unanismos e dos “ YES, Sr. Ministro “ ) em todas as questões de primordial importância, pelo que importa desde já conquistarmos, no plano material, as próximas europeias, o que, a não acontecer, e esta é mais uma opinião pessoal, sofreremos um rude golpe para as lutas que se posteriormente se nos vão colocar!



Desde já quero manifestar o meu total empenho na política por si incrementada e que também será a luta de todos os militantes Socialistas.


Análogamente, quero vivamente saudar a iniciativa que o camarada Manuel Seabra leva a efeito, creio que na próxima 6ª feira, com um evento da maior relevância, que interfere na esfera jurídica de todos os trabalhadores deste País e nomeadamente daqueles que em Matosinhos se vêem na situação confrangedora de desempregados.
Cumpre ao P.S. ser solidário, apresentar alternativas, lutar pelo princípio da igualdade jurídica, daqueles que são discriminados socialmente ou de qualquer outra forma de exclusão!
É positivo o contributo do camarada Manuel Seabra, e desde já quero manifestar o meu apoio incondicional para com a sua política de renovação ( há que expurgar vícios do poder ou de outros..) colocando-me ao seu inteiro dispôr na prossecução dos ideais Socialistas em benefício da população Matosinhense e em especial a Senhorense, e como não podería deixar de o ser, estar de uma forma cívica, frontalmente contra, quer formal como materialmente, aqueles que ao arrepio dos Estatutos do Partido e das mais elementares regras da Democracia não querem ou não sabem aceitar as derrotas eleitorais e delas não retiram as devidas ilações.


Saudações Socialistas.

Rui Mota

Militante 73461
Srª da Hora

Sem comentários: