tribuna socialista

domingo, fevereiro 01, 2004

O P.S. e a CÂMARA DE MATOSINHOS.

Rui Mota, militante socialista em Matosinhos, enviou o seguinte contributo escrito para uma discussão aberta entre os socialistas sobre o que se tem passado na Camara de Matosinhos envolvendo Narciso Miranda e Manuel Seabra.


Por um P.S. de sustentação popular, de esquerda, na resolução das carências da população, atento aos mais necessitados, contra a exclusão social e a discriminação! Pelo emprego, criação de postos de trabalho, pela dignificação humana, pela paz e solidariedade, pelo respeito da igualdade dos homens perante a lei, da protecção aos mais fracos, por um partido de tendências e não de unanismos ou centralismos, contra a política neoliberal globalizante de Durão e seus acólitos!

Contributo para uma discussão socialista.

Será que o P.S. deseja afirmar-se como o Partido de vertente popular na resolução e apresentação de soluções valorativas e eficazes das grandes questões que aos portugueses preocupam?
Ou se pelo contrário nos deixamos envolver por querelas internas menores, de lutas internas que nos alheiam dos nossos verdadeiros propósitos, levados pelas “ tricas “ da “ lameirice/ reles “ discussões que aproveita à direita que paulatinamente vai pactuando com os despedimentos em massa, encerramento de locais de trabalho, do lay-out, pautando a nossa postura pela omissão da nossa imperativa acção?

Será que ao P.S. não aproveitará a união de toda a esquerda, mesmo a de todos os marxistas ( fora do contexto temporal ), politicamente, como o exemplo que foi dado recentemente pelas massas trabalhadoras que forçaram a união das duas grandes centrais sindicais numa jornada de protesto contra as políticas de Durão e seu governo mais reacionário que temos desde o 25 de Abril de 74?

Indubitavelmente são as bases do nosso Partido que desempenham materialmente uma função norteadora da sua política, como não podería deixar de o ser, aliás facto que se encontra plasmado nos estatutos, salvo melhor interpretação!
Os seus eleitos, dirigentes em geral, têm para com as bases esse vínculo a que se encontram adstritos. Essa obrigação!
Toda a política que se verifique ao arrepio deste princípio mais não configura uma ambição desmesurada pelo poder, ou de pactos comprometedores que serão desastrosos num futuro imediato e que no passado têm conduzido a resultados menos bons, aliás contendendo com as orientações gerais do Partido.


QUE CENÁRIO SE NOS APRESENTA HOJE EM MATOSINHOS ?

FACTOS-1º Constatamos Narciso Miranda, militante do P.S. , indigitado pela Concelhia ( há anos ) para Presidente da Câmara de Matosinhos renovando o seu cargo por mais um mandato que finalizará “ daqui a dois anos ,mais ou menos”.
Entretanto, ao tempo do camarada Guterres , Narciso suspendeu o seu cargo da presidência da Câmara de Matosinhos, por aprovação do Partido, e foi para Lisboa desempenhar funções na governação socialista ,
tendo ao que se consta comemorado com um jantar esta nova etapa na sua carreira política, salientando contudo, que não abdicaría do seu cargo de Presidente da C.M.M., delegando funções no seu Vice-Presidente, camarada Manuel Seabra, o qual deu continuidade ao trabalho elaborado, e bem !
Narciso, inquestionavelmente, não gerou expectativas futuras quanto ao seu Vice em relação ao cargo da Presidência da Câmara. Tal ficou expresso e foi pacífico, ao tempo!
Legitimamente, Manuel Seabra foi eleito para a Comissão Política da Concelhia, derrotando Narciso,
(que já tinha sido derrotado para a Distrital contra Assis ), por vitória escassa mas democrática expressão dos seus militantes ( apenas por 4 ou 5 votos de decalage ) do P.S de Matosinhos, facto revelador de uma divisão no seio do Partido, que, na minha interpretação é saudavel já que revela um partido vivo para os combates que se avizinham!
De facto, presumivelmente necessária renovação do Partido a nível local.


FACTO 2º- Quanto ao Poder Local, Câmara, foram estabelecidas cumplicidades entre os dois camaradas, que os próprios não se podem exprimir publicamente, encontram-se impedidos de divulgar factos, de se digladiarem frontalmente, porque infelizmente se configuram situações menos transparentes, dúbias, que desconhecemos de todo.Pelo que, por via indirecta e reflexamente, esta campanha de ataques pessoais ultrapassam o fôro interno do Partido, sede própria aonde se deveriam discutir as divergências e conflitos ( e porque não as ambições próprias de cada um?) de se dar rumo ao P.S./Concelho, e carrear para a Câmara estratégias pessoais inquinando e sublevando a própria Câmara gerando uma disfunção ao nível dos serviços que é por demais evidente. Produzem-se afirmações vexatórias e nada dignificantes para o Partido, que se encontram expressas na imprensa local, regional e nacional, bem assim na rádio local e nacional.No mínimo lamentável e que reflecte o desvio dos verdadeiros objectivos, da luta que o P.S. se encontra empenhado !
A defesa dos interesses dos Matosinhenses merece o respeito do Partido.Isto tem que ser imperioso!

Será que as notícias publicadas pelo Jornal de Notícias no Domingo passado foram passadas por camaradas ?As ambições pessoais terão chegado a este ponto, de provocar fractura e aproveitar à coligação de Arnaldo Madureira?


FACTO 3º-Se Manuel Seabra, Presidente da Concelhia tem legitimidade de se candaditar à Câmara nas próximas autárquicas, também por seu lado Narciso o tem, por inerência.
Deve a Comissão Política da Concelhia de Matosinhos retirar o apoio político a Narciso?
Sería uma questão que gostaría de Ter feed-back!
Pondere-se.
E qual o papel que ao Presidente da Distrital cabe?
Que garantias dá Seabra e Narciso para manter mais uma Câmara do Distrito do Porto e da Área Metropolitana do Porto?
Se a C.M.M. quanto à sua presidência carece de renovação ( parece-me óbvio ), e é facto inquestionável, mas será que Manuel Seabra também não se encontra há algum tempo com Narciso?
E que dizer dos camaradas presidentes das juntas de freguesia que se encontram à frente destas, e bem, há quatro ou cinco mandatos? Não será necessário eles próprios cederem o lugar a outros camaradas?
Qual o papel dos camaradas dirigentes nacionais nesta matéria, e mais própriamente a Comissão Política Nacional? Será que arriscarão perder mais Câmaras para a coligação de direita?

Na minha modesta opinião, relembro Manuel Alegre, questionar é preciso! Interrogar-nos é necessário para o discernimento cabal.

O partido deverá estar acima de todas estas quezílias, independentemente de quem através do P.S. acumulou um capital político inesgotável, e que agora é necessário colocá-lo ao serviço dele.

FACTO 4º-Por fim, no passado Sábado, Narciso Miranda apresentou na C.M.M. as suas linhas norteadoras do plano de actividades para 2004 perante um espaço repleto , à sociedade civil, associações recreativas, culturais, desportivas, entidades cooperativas, instituições de solidariedade social , representantes do tecido empresarial e dirigentes nacionais do Partido (José Lelo, Fernando Gomes ) , evento que, na minha opinião, ultrapassou a mera apresentação do plano de actividades da Câmara, mas constituiu porém uma afirmação inequívoca de que seguramente poderão contar com ele para mais um mandato! Será que foi equívoco? A mensagem política que passou foi indubitavelmente esta.

O mais irónico deste evento foi , o ver até que ponto Manuel Seabra e alguns Presidentes de juntas de Freguesias, a custo se levantaram e o aplaudiram!

Para mim tenho, que face a esta situação política nacional que o governo de direita tem implementado, será necessário encontrarmos alternativas válidas, sérias , de coesão e combate pelos nossos militante socialista no concelho de Matosinhos, enviou o seguinte contributo para uma discussão aberta entre socialistas.ideais e princípios, que nos andam alheados.
Para tal desígnio não é tempo de relevarmos interesses e ambições fulanizadas!

Seguramente, esta situação política em Matosinhos e analogamente em Lisboa, não interessa ao P.S. E INFELIZMENTE SERÁ UMA MAIS VALIA PARA A COLIGAÇÃO DE DURÃO/PORTAS.AINDA A QUESTÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS. TRANSCREVO A POSIÇÃO DE UM MILITANTE DO PS SOBRE O ASSUNTO


MATOSINHOS, 31/01/04.
MILITANTE Nº73461
RUI MOTA

Sem comentários: