tribuna socialista

domingo, julho 03, 2005

LIVE 8: é possível uma raposa guardar um galinheiro???


Há 20 anos o Live Aid já tinha sido espantoso quanto à mobilização! Com mais milhões e com a ajuda dos novos meios de comunicação, o Live 8 realizou-se para, mais uma vez, alertar os 8 mais poderosos deste Mundo para os problemas da fome e da miséria. Falou-se mais em África, mas o problema é mais vasto, é planetário.

No entanto, em 20 anos os mais poderosos deste Mundo não souberam, com actos práticos e concretos, acabar com a fome, com a miséria, com as guerras, com a SIDA. Nos últimos 20 anos, as imagens televisivas que mostraram a miséria extrema em África durante o último Live Aid, não só mantiveram actualidade como até tornaram-se muito benevolentes perante um problema que se tem vindo a agravar!

O Live Aid de 1985 e o Live 8 de 2005 são, sem dúvida, momentos importantes para a mobilização das pessoas por todo este Planeta para a erradicação da miséria e da fome. É importante que milhões exijam aos governos mais poderosos e também ao poder de meia dúzia de multinacionais/transnacionais o fim da dívida que massacra África, a Ásia e até a América do Sul.

Mas muitas questões se levantam quanto ao êxito do apelo mundial ao G8. Não nos esqueçamos que, por exemplo, o tsunami de 26 de Dezembro último que provocou miséria e destruição, está hoje práticamente esquecido das páginas dos principais media (controlados por grandes grupos económicos) ou das preocupações dos tais 8 mais poderosos governos deste Mundo!

Qual o significado da presença de Bill Gates no palco londrino do Live 8? Será que vai abdicar dos seus impressionantes lucros contribuindo para a erradicação da fome e da miséria?

Será que algum governo dos G8 vai obrigar a coligação Banco Mundial/OMC/FMI/complexo industrial-militar internacional que impõe no Planeta o sistema que é a origem da miséria e da fome galopantes a alterarem um bocado que seja as suas orientações?

É importante, muito importante, que se mobilizem milhões para objectivos de justiça. Mas será frustante se essa mobilização se resumir a periódicos "dar música" ao liberalismo global sem consequências práticas que os milhões mobilizados vejam no concreto.

Nos últimos 20 anos, preferimos realçar a mobilização popular internacional conseguida pelo Forúm Social Mundial por outro Mundo. Consideramos que a luta contra a miséria, contra a pobreza, contra as guerras, tem de corresponder à mobilização por uma alternativa internacional de paz, democracia e socialismo ao liberalismo! A justiça não se consegue com o recurso à caridade.

Será que Bob Geldof estará já a pensar no próximo Live Aid daqui por 20 anos? O que dirá aos milhões que se mobilizaram se o G8 responder ao apelo feito com ... palavras, com intenções ... a mesma resposta que deu em nada nos últimos 20 anos?

Passar a miséria à história? ... SIM SENHOR! Mas para ser eficaz é preciso acabar com o sistema que provoca e fomenta essa miséria, sem se cair no rídiculo de pedir a 8 raposas que guardem o galinheiro...

Posted by Picasa

Sem comentários: