tribuna socialista

quinta-feira, julho 07, 2005

LONDRES: MAIS UMA ATROCIDADE TERRORISTA

As bombas/engenhos explosivos que deflagraram hoje em Londres é mais um atentado terrorista perpetrado por quem não tem nenhum objectivo que interesse a qualquer parte ou ao todo da Humanidade.

Nova Iorque, Bali, Madrid e agora Londres são exemplos de acções terroristas que tiveram como efeito imediato, o despoletar de acções por parte dos Estados e dos governos que comprometeram, comprometem e compremeterão qualquer sistema de liberdades democráticas e de direitos plenos para todas as pessoas. O atentado de hoje em Londres virá agravar ainda mais a onda securitária liderada planetáriamente pelos EUA de Bush, com resultados que têm comprometido qualquer lógica de paz e de tolerância, acentuando, isso sim, o terror, a instabilidade, a corrida armamentista.

O terrorismo de grupos ou seitas, tal como o terrorismo de Estado vestido de lógicas aparentemente "legais", são INDEFENSÁVEIS e merecem ser condenados e repudiados. Este ínicio do século XXI tem sido dominado por uma lógica que pretende impor ao Mundo uma aparente dicotomia entre esses dois tipos de terrorismo. No plano das relações internacionais entre os Estados, a "guerra fria" tinha forçosamente de dar lugar a uma outro tipo de "guerra" e deu lugar à guerra entre aquelas duas formas de terrorismo. Nesta "guerra" as democracias ocidentais não estão inocentes, históricamente falando. Há responsabilidades na pilhagem (o termo é este: pilhagem!) ao chamado Terceiro Mundo. Há responsabilidades na falta de vontade para a resolução de questões que se arrastam, quase eternamente, sem solução. Há responsabilidades também, no interior dessas democracias, num deficite crescente quanto às liberdades e à participação cidadã. Há responsabilidades também na perseguição/discriminação ao emigrantes/imigrantes, aos refugiados, como se tivessem alguma responsabilidade em actos terroristas...

Do lado das seitas ou do lado dos Estados, quem fica sempre marginalizado, acabando por ser quem se torna nas verdadeiras vítimas dessa guerra entre terrorismos gémeos, são os trabalhadores, são os cidadãos inocentes.

Os terrorismos de todas as formas devem ser implacávelmente condenados. Não tomando-se o partido por qualquer um dos gémeos responsáveis por esta guerra planetária, mas exigindo-se, com a mobilização cidadã e popular uma outra sociedade baseada em valores democráticos, libertários, de tolerância, de paz. Para nós, uma sociedade democrática e socialista!

João Pedro Freire