tribuna socialista

segunda-feira, junho 05, 2006

CARTA ENVIADA POR UM PROFESSOR ...

Grato. Muito Grato, Srª Ministra !

Serve a presente para vir junto de Vª Exª penhoradamente agradecer a proposta para o novo Estatuto da Carreira Docente.
Valeu a pena esperar 25 anos de serviço para ver reconhecido o meu mérito profissinal.
As proposta que Vª Exª faz, em conjunto com o Sr. Eng., e a que se associa o Sr. Dr. da Oposição são brilhantes.
O Sr. Dr. da Oposição ainda vai mais longe, penso até que será um exemplo a seguir, quando prevê que: para pôr os professores na ordem, o chefe da escola deverá ser um Sr. Coronel reformado; para aumentar a produtividade e a competitividade, coloque-se um Dr. Economista na gestão. Genial !
Há anos que anseio ter um autocolante no meu carro a dizer:
"Professor da Escola Y. Atestada com Certificado de Qualidade" ou por
exemplo "Este carro é conduzido por um Profissional de Ensino. Trabalha na Escola Z".
Concordo em absoluto com TODO o diploma, e sobretudo com as
ideias inovadoras: como Coordenador de Departamento vou avaliar os meus colegas; com novos escalões; com as novas categorias de professores, e claro com bónus pecuniário!
Noto neste diploma uma muito positiva influência Filandesa, o que enche de orgulho o meu espírito europeu.
Sem querer ser maçador, chamo só a atenção para um outro
aspecto, o artigo 197 no seu ponto 2:" Seguindo o exemplo da sociedade
civil, onde os doentes avaliam os médicos e enfermeiros; operários avaliam engenheiros; arguidos avaliam juízes; funcionários avaliam gestores públicos,etc, é chegado o tempo das boas práticas do liberalismo económico serem aplicadas às escolas, pelo que pais e encarregados de educação passam a avaliar os professores." Nada mais justo !
Reina a calma e a ordem em todo o País. Tem Vª Exª todo o meu apoio.
Cordialmente.
João Botelho.

PS. Para que não haja equívocos ou más interpretações esclareço que sou militante do partido que sustenta o Governo.
Parto do princípio que Vª Exª e o Sr. Dr. Valter Lemos também o são. Ou estou errado ?

Viseu, 29 de Maio de 2006

4 comentários:

Geosapiens disse...

...posso não concordar com algumas propostas do Governo...
...aliás não concordo com algumas referentes aos professores...
...mas concordo que os Professores devem ser avaliados extra profissionalmente tal como outras profissões o deviam ser...tais como os Juízes ou os Médicos...pois não entendo que a auto avaliação seja o melhor meio de promover a qualidade...gera-se compadrios e as classes têm tendência a defenderem-se...a impunidade que algumas classes profissionais detêm é impressionante...
...quanto á gestão da escola ser nestes moldes...será uma questão a discutir...
...mas concordei em género e qualidade com as afirmações da Ministra em relação á escolha de turmas e á guetização que são submetidos todos os outros alunos que não pertencem ás turmas A, B, C que não tiveram a oportunidade de ter os melhores professores...nem colegas com estabilidade familiar que puxem pelos outros...onde está a escola oficial que promove o inter-classismo...os professores subvertem-na com a suas atitudes...e estes factos devem denunciar-se...

17 disse...

http://blog-17.blogspot.com/

Carlos Alberto disse...

Facto

Algum dos senhor(a)es professores que vão fazer greve (mini-férias) no próximo dia 14.06.06, pode explicar-me porque razão tendo frequentado escolas com boas instalações e material sempre do melhor, com os livros que foram sempre escolhidos pelas escolas que frequentou, a minha filha com 17 anos mal sabe ler e escrever no 10 ano de escolaridade...
É culpa desta e dos anteriores Ministros da Educação?
É culpa minha? de certeza. A minha a culpa resulta de não ganhar o suficiente para pagar a peso de ouro umas explicações que não são declaradas ao fisco.
É dos Professores? Nunca. Como pode ser se estão em greve...

Militante Socialista 75000

Carlos Alberto disse...

Porque têm medo de ser avaliados os Professores

Dizem os sindicatos, e os profetas da desgraça do costume, que isso vai fazer com que os Professores ao atribuírem a classificação aos seus alunos, teriam que passar a levar em conta esse factor. Segundo estas caridosas alminhas desinteressadas, os Encarregados de Educação tomariam na “devida consideração” os Professores que não avaliassem seus filhos como “deve ser”.

Mas já agora, porque não dizem também que os Encarregados de Educação, poderiam ser levados a fazer uma avaliação dos Professores dos seus filhos, de forma “favorável”, porque como é sabido no ensino básico, um Professor normalmente acompanha o aluno durante 4 anos, quem arriscaria ver o seu filho posto de lado durante 3 anos por um Professor ressabiado.

Mas se levar, tão infeliz, argumento até ao absurdo, por aqueles que têm medo de ser avaliados, deveria o Ministério da Educação, encerrar todo o Ensino Particular. Senão vejamos, em que situação é por demais evidente a dependência (no caso económica) de Professores em relação aos Encarregados de Educação. O Encarregado de Educação do Ensino Particular, ao passar o cheque da mensalidade, não está a avaliar, a cada dia 30, os Professores dos seus filhos. Estão estes Professores mais diminuídos, que os do Ensino Público.
Qual a razão do medo de serem avaliados nos doze itens apenas num deles, pelos Encarregados de Educação. De que tem medo a FRENPROF.