tribuna socialista

domingo, junho 04, 2006

O LOBBY PRÓ-NUCLEAR CONQUISTA DIRIGENTES PRÓ-SOCRATES DO PS...


Pina Moura, ex-militante do PCP, ex-ministro de Guterres, ligado agora ao poderoso lobby que quer privatizar tudo o cheire a negócio de energia, parece que é adepto do nuclear para Portugal.

O lobby pró-nuclear ganha mais um adepto dentro do partido que apoia o governo liderado pelo ex-ministro do ambiente, José Sócrates.

Dentro do PS, parece que reina uma grande confusão . Mais uma ! Mais uma que é também sintoma da limpeza ideológica pró-liberal que a direcção de Sócrates tem vindo a impor a um partido que ainda (!) se chama "socialista"!

O nuclear voltou a ser notícia por via do poder económico e financeiro que o lobby que o apoia tem junto dos principais media portugueses. E o governo Sócrates, numa primeira fase, ajudou à festa, quando celebrou um acordo com a principal figura daquele lobby, o empresário Patrick Monteiro de Barros.

Depois de Chernobyl, depois do debate na vizinha Espanha para a desactivação de centrais nucleares, ... , a opção em Portugal pelo nuclear não tem a ver com qualquer exigência nacional energética. Tem a ver sómente com os interesses privados de uns quantos empresários! E, sendo assim, não tem de haver qualquer referendo ... era o que havia de faltar serem interesses privados a ditar a realização de referendos nacionais sobre uma matéria tão importante!

No PS, como já dissemos, reina a confusão e a falta de debate sobre esta matéria (a propósito, por onde anda Manuel Alegre e os seus apoiantes quanto a esta questão?) . Como, aliás, sobre um sem número de outras matérias. Do governo, o que também tem sobrado são as indecisões do primeiro-ministro ...

Os temas energéticos e os ambientais cortam transversalmente toda a sociedade. Desde um ponto de vista socialista, as opções nestas áreas devem conciliar planificação e participação. Governo e empresários, óbviamente, passam ao lado daqueles dois vectores!

Energia e ambiente obrigam a um grande debate popular e nacional. O debate não é só sobre o nuclear! Importa mobilizar trabalhadores, jovens, autarquias, sindicatos, cidadãos ... e não só elites e ditos especialistas como parece quererem empresários e partidários pró-nuclear do governo.

É um debate que transcende os espaços nacionais. No caso da Península Ibérica, é um debate que deve ligar Portugal e todas as nacionalidades do Estado Espanhol. Há rios comuns, há terra comum, há consequências comuns ...Posted by Picasa

Sem comentários: