tribuna socialista

domingo, junho 04, 2006

Ministra da Educação decreta guerra aos professores...


Na entrevista que Maria de Lurdes Rodrigues deu ao Público e que saiu na edição de hoje daquele diário, é visível que os professores são o alvo omnipresente para todos os males diagnosticados pela Ministra.

Ao longo da entrevista, descobre-se que também na Educação, o governo tudo condiciona ao cortar, cortar e cortar em nome da gestão dos recursos financeiros. E na Educação quer objectivamente desarticular completamente a carreira docente, para a imposição de um modelo onde os baixos salários e a dificuldade de progressão na carreira, assegurem a tal "boa" gestão dos recursos financeiros que o governo Sócrates pretende!

Da entrevista, é também notório que a Ministra conhece a realidade das Escolas, provavelmente das estatíticas. Não conhece, de certeza, a realidade tal e qual ela é. Isso é visível quando se pronuncia sobre a violência nas Escolas e limita-se a dizer "A escola tem de fazer uso dos meios de que já dispõe: de autoridade, de chamar a polícia se for caso disso"(!!!) ou "Muitas vezes há a imagem de que os próprios professores receiam intervir. Mas os próprios professores não podem ter medo. A escola também não." (!!!) ...

Para a sua reforma (!!!) , a ministra socorre-se também do mais miserável populismo, quando quer por os professores a serem avaliados também pelos Pais/Encarregados de Educação. Os Pais devem participar na vida da Escola. Claro que devem! Mas será que essa participação deve passar pela avaliação de uma realidade que só conhecem pelo relato (imparcial? verdadeiro ?...) dos filhos (os estudantes) ?

Uma reforma profunda do sistema educativo português é URGENTE! Exige coragem política! Mas também exige participação PRÉVIA de todos os que devem estar implicados nessa reforma!

A Ministra Maria de Lurdes Rodrigues não conhece a palavra participação, nem sabe ouvir préviamente. Por isso, em 14 de Junho, os professores farão GREVE! Será uma forma dos professores dizerem BASTA! Um BASTA que deveria ser acompanhado pela sociedade, nomeadamente pelos Pais ... em nome de uma reforma profunda do ensino que tarda cada vez mais!
Posted by Picasa

Sem comentários: