tribuna socialista

domingo, junho 11, 2006

OS PROFESSORES E A REFORMA DA MINISTRA: DEBATE - PARTE 2


Num debate existem sempre diversas partes envolvidas. TRIBUNA SOCIALISTA é um espaço socialista para o debate numa perspectiva de afirmação de uma posição socialista libertária. Quanto à dita reforma do ensino que o governo Sócrates quer impor, fazendo que ouve (mas não ouve!) a pluralidade das partes envolvidas, não somos moderadores abstractos nem assumimos uma posição dita equidistante: consideramos a acção do governo Sócrates, nomeadamente no que diz respeito ao ensino e à educação, contrária a qualquer perspectiva democrática e socialista! Enquadra-se, isso sim, na onda neo-liberal que tem invadido a Europa (e não só!) e que tem contribuído para a destruição de direitos sociais, para a destruição de conquistas importantes (como o ensino público!) desarticulando, para isso, sectores inteiros em nome de ditas recuperações económicas e financeiras que acabam sempre por priveligiar os chamados empresários em detrimento dos trabalhadores.

José Sócrates, no governo e na direcção do PS, não tem sido diferente dos últimos governos de direita em Portugal. O governo e a direcção partidária que lidera assumem-se como parte de uma direita que deve ser combatida política e ideológicamente. Não obstante considerarmos que nesse combate e na definição de uma alternativa socialista, os militantes socialistas do PS, são parte integrante e insusbstituível.

Publicamos mais uma fase do debate entre o militante do PS, Carlos Alberto, e o professor Jorge Caetano. O debate pode continuar para quem quiser no espaço que este blogue tem, em cada posta, para esse fim. Mas com este tipo de publicação, ficaremos por aqui.

TRIBUNA SOCIALISTA manifesta o seu apoio à luta dos professores pela sua dignidade profissional e por uma reforma do ensino que se faça com a participação democrática, consciente e empenhada de todas as partes que devem ser envolvidas, sem excepção.

1 - A posição de Carlos Alberto:

O Sr. Jorge Caetano, tenda responder, mas não sabendo interpretar o texto, anda ás voltas e não diz nada. É o velho discurso da culpa do "sistema".Facto:Nós já gastamos com a educação mais do que a média da OCDE. Temos 30 % de professores mais que a média e as turmas mais pequenas dos 27 países comparados. Temos o menor número de aulas para os alunos e as menores cargas horárias para os professores. Por fim, sobretudo no fim da carreira, temos alguns dos professores primários mais bem pagos da Europa. Silva Lopes, Público, 20-9-2004E diga-me lá porque no 10º ano à alunos que não sabem interpretar um texto.E para terminar, masi estes factos:No ensino primário, o rácio de alunos por professor era, em 2005, dos mais favoráveis da UE25: em Portugal havia 11,1 alunos por professor, enquanto que na Suécia havia 12,1, na Holanda 15,9, na Finlândia 16,3 e na Irlanda 18,3.De acordo com os indicadores publicados pela OCDE, Portugal é o país que gasta com as remunerações a maior percentagem da despesa corrente em educação nos níveis primário, secundário e pós-secundário (Fonte: Education at a Glance. OECD Indicators 2005. Executive Summary: 38).Em consequência, o rácio do salário a meio da carreira dos professores do secundário inferior e o PIB per capita é o terceiro mais elevado da OCDE (Fonte: Education at a Glance. OECD Indicators 2005. Executive Summary: 57).De acordo com as declarações públicas da Ministra da Educação, nos últimos dez anos diminuíram os alunos e mantiveram-se os resultados. É o sistema coorporativista no seu máximo. Carlos Alberto

2 - A posição de Jorge Caetano

Não estou nesta fase para pactuar com esse senhor que se afirma socialista. Não estou para aturar tanta estupidez, tanta demagogia. Se ele não sabe ler e interpretar um texto tão simples a culpa não é minha. O que eu disse claramente é que não se pode imputar somente aos professores a responsabilidade pelo insucesso escolar. Dizer isto não parece a mim ser nenhuma atitude corporativista, mas antes colocar a questão onde ela deve ser colocada. De quem a responsabilidade das políticas educativas deste país? É dos professores? De quem é a responsabilidade das políticas educativas que são cozinhadas em gabinetes e que nunca foram alvo de auscultação efectiva dos professores? Quem deternmina as linhas fundamentais de orientações da escola? Que é feito da famigerada paixão guterrista pela educação? Foi uma paixão do seu governo, não sabia? Em que é que desembocou essa paixão? Quais os resultados? Deve ter a memória curta. Podemos ailás alargar esse seu nexo de causalidade as outras profissões: então o desastre do sistema nacional de saúde deve ser atribuído aos médicos e aos enfermeiros, o caos da justiça à "incompetência" dos magistrados, dos funcionários judiciais e aos magistrados público, a fuga ao fisco é da responsabildiade da inércia dos funcionários das finanças, etc.. Vamos mas é de vez acabar com a função pública. Estes são de facto os grandes responsáveis pelo déficit e pelo atraso estrutural deste país. Sim, para esse senhor não há sistema. Este é uma abstracção inventada para camuflar todos os males deste país. Sim ou eu estou louco ou os problemas deste país são meramente conjecturas, é uma mera passagem que vai ser resolvido quando não houver mais funcionários públicos neste país. As medidas da Srª Ministra são única e simplesmente um modo de acabar com estes malandros dos professores que não ensinam, não trabalham e mais não têm espirito de serciço público, porque até vivem no Porto, em Bragança, em Lisboa etc, e nunca se disponibilizam para isr dar aulas para as Beiras, para o Algarve, para o Alentejo, sem quais incentivos à periferia. Que malandros estes professores, que abandonam a família, que pagam duas rendas por mês, que fazem milhares de quilómetros por ano e que nem um cêntimo a mais recebem nos seus ordenados. São os autênticos párias estes professores! As medidas desta ministra nem são meramente economicistas, nem têm subjacente um verdadeiro e tendencioso marketing político e jornalístico que habilmente sabe precisamente como deve manipular a opinião pública. Os alvos deste governo são muitos, não são só os professores. Com este governo foi o desemprego que disparou, é a impunidade e a inèrcia face à fuga fiscal. Veja o que passa com a banca e os seus lucros e pense quem são os malandros deste país. Já chega de tanto ódio. Por favor, e com o devido respeito, não se intitule mais de socialista. Basta de mentiras. Jorge Caetano

1 comentário:

Carlos Alberto disse...

Aos factos os Sr. Jorge Caeteno, nada responde. Saberá como?
Apenas o estafado discurso do choradinho Calimero. Começa pelo insulto e por aí vai. Que pena.
Os meus filhos, não serão, nunca, as vitimas destes Calimeros.
Temos, hoje, uma MINISTRA DA EDUCAÇÃO. é chato, para o Sr. Jorge Caetano, paciência.
O paixão pela educação, que não renego, do um grande PM que este País teve, reflete-se nos números que lhe dei, se não sabe APRENDA. Mas hoje verificamos que deitar dinhreio no sistema, apenas serviu para ENGORDAR O FINAL DO MÊS DA CLASSE. OS NÚMEROS FALAM POR SI.

É verdade que do orçamento da educação 93% são para pagar salários, e o resto é para investimento?
O que é feito desse enorme esforço financeiro que o País fez (GUTERRES), para melhorar a educação.
Onde está o dinheiro?
Porque razão o Sr. Caetano não compara os números Portugueses com os restantes da UE e os discute. Saberá algum dia como?

Orgulhosamente Socialista e militante nº 75.000