tribuna socialista

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

DEMOCRACIA ... SIM, MAS SÓ EM ÁREAS PERMITIDAS...

Dez sargentos começam hoje a cumprir uma pena de cinco dias de detenção por terem participado num "passeio do nosso descontentamento" em Novembro passado, em Lisboa.

Os partidos do chamado "centrão", todos os chamados orgãos de soberania, a hierarquia militar, ... , todos os "guardiões" da actual formalidade democrática, sustentam ilhas (cada ves mais abundantes ...) dignas de um regime totalitário: as liberdades e os direitos democráticos e sociais só são permitidos dentro de espaços limitados e determinados ... é o que parece, acaba por ser a realidade!

O que se passa (tradicionalmente ...) na instituição militar é também o que se passa em qualquer empresa. Nas empresas (principalmente nas privadas) a democracia e os direitos ficam à porta. Lá dentro (das empresas) o que reina é um código dominado por deveres e quase-omisso em direitos. Os trabalhadores das empresas que não cumpram o tal código de deveres não são obrigados a cumprir dias de detenção ... podem ser, pura e simplesmente, colocados na "prateleira" da não progressão de carreira ou despedidos ...

Militar ou empresarialmente falando, esta é a realidade de uma democracia formal e liberalizada!

Sem comentários: