tribuna socialista

domingo, fevereiro 18, 2007

PROVOCAÇÕES DO MINISTRO DA SAÚDE NA TELEVISÃO ...

O Ministro da Saúde, Correia de Campos, além de demagogo é provocador ... A propósito do possível (?) encerramento da urgência nocturna de Valença, resolveu colocar 10 milhões de portugueses contra a população daquela cidade minhota, depois de culpabilizar o Presidente da Câmara pela manifestação popular que hoje se realizou!

O governo Sócrates pensa que as alterações no Serviço Nacional de Saúde devem ser efectuadas sem qualquer intervenção das populações ou do poder local. É uma posição prepotente que deveria merecer uma resposta à altura por parte dos 10 milhões de portugueses incluindo os milhares de socialistas que se revêm (será?) no que sobra do PS (entendendo que o "S" ainda quer dizer "socialista"...).

Tal como os habitantes de Valença vieram para a rua mostrar a sua indignação, é tempo dos milhões de portugueses (de norte a sul, contribuintes, trabalhadores, consumidores ...) mostrarem que têm opinião e que sabem também o querem quando se fala em reestruturações, remodelações ou alterações que mexam com as suas vidas concretas!

2 comentários:

Pedro Sá disse...

Os supostos e egoístas interesses locais nunca podem ir contra o interesse nacional.

Mas enfim essa tua irresponsabilidade permanente de quem acha que os que protestam representam sempre os outros...queria ver o que dizias se por exemplo os protestos viessem da Madeira !

João Pedro Freire disse...

O interesse nacional é algo abstracto, colocado tal como o colocas. Serás a favor da regionalização ou contra? Se fores a favor, talvez umas das razões residam na necessidade de colocares os centros de poder mais próximo de quem os elege e/ou mandata. No caso concreto das reestruturações que envolvem necessidades básicas para todos, como é o caso da Sáude, é lamentável que se fale em interesse nacional contra necessidades locais das populações.
Na minha opinião, não há nenhum interesse nacional que justifique a mudança de uma urgência nocturna de Valença para Monção. Só a mais pura insensibilidade de quem não conhece as especificidades do interior. Como alguèm já disse, 10 Km em Lisboa não são o mesmo que 10 Km no Minho profundo ...
Quanto à Madeira, devo-te dizer que falas de questões diferentes. A oposição à boçalidade de Alberto J Jardim, não me impede de reconher que existem razões de insularidade nos Açores e na Madeira que podem impor alguns regimes de excepcionalidade. Olha, até são regiões autonomas ... porque será?
Há uma outra questão, mais social e actual: é tempo de dar voz directa às pessoas ... o representativismo não resolve tudo e até pode dar em respostas perversas e totalitárias!
Quanto à minha irresponsabilidade ... não te comportes como um comissário do partido socratico e/ou do governo ... pensa de forma independente, pensa por ti!!!