tribuna socialista

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O "NÃO" À IVG: será que são mesmo pela vida ?

Os partidários do NÃO enchem a boca de "defesa da vida" . Como se defender a descriminalização da interrupção voluntária da gravidez (IVG) significasse defesa da liberalização ou qualquer coisa semelhante com não defesa da vida!

Habitualmente quem no dia-a-dia nunca faz nada pela defesa da vida em concreto, tem o hábito de escolher algumas ocasiões para mostrar o que nunca é! Com alarde, com boçalidades,

Alguns exemplos e outras tantas questões:
  • Defesa de um Serviço Nacional de Saúde universal e gratuito: quem passa a vida criticar a oferta pública de saúde e a fazer o elogio de cuidados de saúde quase que reduzidos à iniciativa privada ou à iniciativa dos seguros de saúde ?
  • Quem tem tempo e poder para exibir faustos cartões de crédito que ... dão acesso a uma série de clínicas médicas privadas estrangeiras do tipo "topo de gama" ?
  • Quem se salientou, enquanto Ministro, na aprovação de de um Código Laboral que acaba por precarizar (ainda mais!) o emprego e o trabalho? Descubram essa figura nas iniciativas do "não" ! ...
  • Quantas organizações ditas de "defesa da vida" se mobilizam para protestar contra a deslocalização de empresas que deixam no desemprego e sem recursos milhares de famílias?
  • Quantas organizações ditas de "defesa da vida" se mobilizaram ou mobilizam contra a guerra, seja a que existe no Iraque ou em qualquer outro ponto do planeta ?
  • Quantas organizações ditas de "defesa da vida" ou pessoas pelo "não" à IVG, se mobilizaram ou mobilizam ou mantêm mobilização fora de campanhas, pela educação sexual nas escolas?
  • Quantas organizações ou pessoas pelo "não" são vistas ou sentidas, fora das campanhas, a defenderem redes públicas junto dos centros de saúde ou de hospitais públicos de esclarecimento sobre a contracepção e/ou o planeamento familiar ?
  • Quantas organizações ou pessoas pelo "não" foram vistas a atacarem e a proporem medidas concretas contra o flagelo do trabalho e explorações infantis em Portugal ?
  • Quantas organizações ou pessoas pelo "não" foram vistas a defenderem a descriminalização das mulheres que foram julgadas na Maia ou em Aveiro por terem abortado? Ou seja, quantas dessas organizações defenderam EM CONCRETO a descriminalização perante casos CONCRETOS ?

Fiquem com esse grande hino à vida cantado por Victor Jara "GRACIAS A LA VIDA ..." , poeta e cantor assassinado por Pinochet, o ditador (já falecido!) chileno amigo e referência da seita que dá pelo nome de "PNR" e que foi vista numa manifestação, em Lisboa, promovida pelos partidários do "não" !

Sem comentários: