tribuna socialista

terça-feira, março 10, 2009

ANGOLA: QUANDO A POLÍTICA SE VERGA PERANTE AS NEGOCIATAS!

E de um momento para o outro, parece que Angola se tornou um paraíso
democrático e o seu Presidente Eduardo dos Santos um exemplo de democrata! ...
O que mudou? Sómente aquilo que tem evidenciado que as diplomacias internacionais são um antro de hipocrisia descarada: o Estado angolano é hoje um forte investidor na economia portuguesa e Angola começa a ser uma espécie de escape para o desemprego em Portugal! As razões económicas sobrepõem-se às questões de direitos humanos e democráticos ... passa-se isto com os EUA relativamente à China e, no mesmo plano da globalização económica neo-liberal, também acontece entre Angola e Portugal.
É espantoso como PS, PSD, CDS e PCP se juntam no coro de aplauso ao Presidente de Angola ... como é também incrível a posição de Manuel Alegre que, juntando-se ao unanimismo nacional, disse não partilhar das críticas feitas pelo BE, considerando que Eduardo dos Santos representa o "fundador de uma Angola nova" e tem feito caminho para a democracia! Remata com uma tirada perfeitamente anedótica "D. Afonso Henriques também não era um democrata exemplar", elogiando o papel de Eduardo dos Santos na "preservação da unidade do Estado angolano".
O Bloco de Esquerda tem razão ao recusar participar no encontro, críticando a "falta de democracia" em Angola. Em declarações aos jornalistas, o deputado do BE João Semedo criticou a "perseguição política, violação dos direitos humanos e de liberdade de imprensa" em Angola, sublinhando que aquele país tem "o mesmo presidente da República há 30 anos".
Estes são momentos importantes para se ver quem se verga perante os poderes económico-financeiros internacionais, deixando em segundo plano a luta pelos direitos democráticos, pelos direitos humanos, pela Justiça e pelas liberdades!

O Estado angolano não deixa, por causa da capitulação de uns quantos, de ser um dos Estados mais corruptos do Mundo.

Sem comentários: