tribuna socialista

sexta-feira, março 06, 2009

CRISE, CRISE, CRISE ... NÃO É ESTA UMA OPORTUNIDADE PARA O SOCIALISMO?

O barbudo Marx já dizia que o importante não é constatar a realidade, mas sim alterá-la, mudá-la!

Pois, nos tempos que correm, toda a gente relata de mil e uma maneiras a crise que temos, todos os dias, pela frente. Todos constatam o que está a um palmo dos olhos de todos ... todos choram esta crise!

Mas não será esta uma oportunidade para se apresentar o socialismo como a alternativa internacional a esta crise que é do capitalismo e não da "falta de ética" dos gestores, dos patrões e das ditas "elites"?

De tanto se falar em crise, ainda acabamos todos por pensar que é ela o nosso modo de vida e que não há mais nada a fazer ...

Mas é claro que há muito a fazer e a mudar! E este deveria ser o principal desafio para todos os que se dizem socialistas ...

Deixemos as direitas falar sobre a crise do seu sistema predilecto e sobre as "elites" de que tanto gostam ...

Deixemos também os José Sócrates a tentarem convencer moralmente os donos da finança e os patrões a portarem-se com "ética" e "moralidade" ...

Deixemos também os das esquerdas pró-vanguardas iluminadas a preverem quando é que essa "vanguarda revolucionária" aparecerá ...

Mas ... o que é preciso dizer é que todas e todos temos uma palavra a dizer, todas e todos temos de ter iniciativa, todas e todos temos o direito de experimentar as nossas soluções nos locais de trabalho, nas escolas, nos locais de residência ... nas ruas se a nossa voz não conseguir chegar com força ao centros de decisão!

O socialismo também se pode construir desta forma ... e esta crise é uma excelente oportunidade!

2 comentários:

Anti PS Neoliberal disse...

Gosto, tirou-me as palavras do (teclado), o socialismo pode ser feito, ou antes, tem que ser feito por todos, no entanto vivemos numa sociedade que se organiza estruturalmente e tem conceitos e barreiras que dificilmente serão derrubadas dessa forma "militante e unipessoal".

Anónimo disse...

A oportunidade só existe se for construída, pacientemente, por quem não se conforma, por quem está decididos/as a fazer os sacrifícios necessários para derrubar um sistema sem remendo possível.
O elemento desencadeador dessa procura pode ser o agudizar da crise económica, mas o elemento estruturante deveria ser uma afirmação clara de princípios, de ética.
Isto conduziria a um diálogo com vista ao encontro de pontos de convergência para a acção conjunta da esquerda.
Manuel Baptista