tribuna socialista

segunda-feira, março 23, 2009

Número de desempregados dispara 17,7 por cento em Fevereiro

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego disparou 17,7 por cento em Fevereiro, face ao mesmo mês de 2008, prolongando a subida iniciada em Outubro e marcando o acréscimo mais elevado desde Dezembro de 2003.
Esta notícia surge depois dos patrões terem considerado que a subida do salário mínimo para uns míseros 500 Euros poderia levar a mais despedimentos ...
O aumento do desemprego é também uma consequência da crise de um sistema que baseia a sua lógica e sobrevivência na expetactiva de lucro por parte dos donos dos meios de produção .
Este sistema olha para qualquer trabalhador, não como alguém consciente e activo, mas como mais uma parte da máquina que é o sistema, que deveria funcionar e não está a funcionar ... como os patrões gostariam!
É nestes momentos, quando se divulgam dados com o desemprego a subir, que convém lembrar que a alternativa para um outro sistema está nos trabalhadores e em todos os que sofrem as consequências sociais desta crise. Essa alternativa socialista assenta na sabedoria de vida e de experiência concreta de cada dia dos trabalhadores!

Sem comentários: