tribuna socialista

quarta-feira, março 04, 2009

OBESIDADE: o pouco tempo que temos para nós!...

É claro que podem ser questões hormonais ... mas lembro-me de uma reportagem televisiva que tinha descoberto um restaurante com uma "receita anti-crise" !
Essa "receita" era constituida por salsicha, ovo estrelado, batata frita ... o preço era, de facto, atractivo ...
Fiquei a pensar ... e a primeira reacção foi beber uma qualquer "água mineral natural gasocarbónica" ...
Depois, por acaso, acompanhei uma daquelas notícias que vão surgindo sobre a obesidade. Para mim, é uma espécie de doença das sociedades do pensamento único, do costume normalizado, do estereotipo da "boa figura" ... a doença das sociedades que desprezam o individuo com tempo - na quantidade e na qualidade - para gastarmos em nós próprios!
Dantes tinhamos sómente restaurantes de "comida portuguesa tradicional" ... era a sopa, o prato de carne ou de peixe, a fruta! Até se comia sentado ...
Agora, quase sempre, de pé (principalmente nos espaços urbanos), venham de lá os hamburgers, as pizzas (as tais que até já foram objecto de campanhas italianas em defesa da pizza tradicional...), as sandes de qualquer coisa, e, tudo rematado com um café a queimar a lingua mais o esofago, e ... "prontos" para o jantar que será nove horas depois!!! No entretanto, entramos no local de trabalho, como um monge ou uma freira entram num convento ...
Este ritmo, este tipo de dia-a-dia que nos impõem e que querem fazer crer que "tem de ser assim", é também uma forma de não nos darem tempo para pensarmos em nós, como somos e como queremos ser ... sem pressões!
As sociedades - todas!... - do pensamento único, do culto do stress diário, da mania do "trabalho primeiro", ... , estas sociedades são totalitárias e o totalitarismo causa obesidade!


Sem comentários: