tribuna socialista

quinta-feira, março 05, 2009

new faces, old deals (*)

Esta posta new faces, old deals é oportunissima para se olhar para Barack Obama, não como um "messias", mas um Presidente norte-americano que, tal como os outros, pouco vai conseguir fazer porque continua a propor "soluções" dentro do sistema que está em crise e que provoca a crise!

Por ser assim, é que Obama consegue um unanimismo europeu que apanha esquerdas, direitas, centros e o que mais houvesse. Mas ... não obstante a geografia parlamentar, são todos aqueles que não conseguem ver mais além que a estafada "economia de mercado" ou então pintada com o "social" no meio dessa desiganção.

A propósito, daqui por uns meses, perguntem a um qualquer soldado norte-americano que sairá do Iraque para ir para o Afeganistão, o que é que ele sente?

Fiquemos também todos atentos, a quantas Guantanamos afegãs substituirão a cubana?

(*) o blog ou a vida

1 comentário:

Anti PS Neoliberal disse...

Obama só teve esta "aura" de Messias pela crise aguda que estamos a passar, crise essa que não é só financeira mas também de valores, tudo foi posto em causa, pelo menos esta crise permitiu-nos pensar e não ir a reboque das teorias neoliberais, Obama apareceu como tábua para naufrago, tem um discurso que agrada, fala dos problemas do povo, questiona o capitalismo, põe em causa as teorias do mercado sem rei nem roque, OK! o povo gosta, sempre pensei, até determinada altura, que seria Hillary Clinton a escolhida pelos republicanos, tinha experiência aliada a preocupações sociais, era a minha candidata, apesar de também corresponder a uma rotura, pois era uma mulher na Presidência, no entanto sempre com um olho no burro e outro no cigano, como se usa dizer.