tribuna socialista

quinta-feira, outubro 05, 2006

5 DE OUTUBRO: QUE REPUBLICA QUEREMOS?

5 de Outubro é dia de comemoração da implantação da Republica em Portugal. Implantação da Republica contra uma Monarquia caduca, caceteira, corrupta e, como sempre, não representativa.

A implantação da Republica teve muito de levantamento popular. No entanto, as comemorações nos nossos dias não têm nada a ver com isso. A Republica em 2006 diferencia-se muito pouco das monarquias.

A Republica em 2006 é também pouco representativa, é muito formal e a "casa real" parece que foi substituida pelas diversas"casas partidárias". Nas comemorações republicanas, todas essas "casas" se juntam parecendo que todos comungam do mesmo ideário republicano!

Tal como esta democracia é formal, não representativa, afunilada e burguesa, também a republica o é. Com esta democracia tanto dava a republica como a monarquia!!

O levantamento popular e republicano de 1910 e a revolução de Abril de 1974 precisariam de ser repetidas para que REPUBLICA e DEMOCRACIA pudessem ser REFUNDADAS com a participação e a vontade daqueles que têm ficado à margem do formalismo imposto pela democracia parlamentar e liberal!

As comemorações oficiais do 5 de Outubro são anti-republicanas e têm cheiro monarquico!

Sem comentários: