tribuna socialista

segunda-feira, outubro 02, 2006

BRASIL: O PT deixou de ser alternativa ... mas não tem alternativa!

Não ter sido reeleito logo à 1ª volta nas eleições brasileiras, prova que o PT (quanto tempo mais durará esta sigla?...) deixou de ser uma alternativa popular embora não exista nenhuma alternativa!

Lula, tal como tantos outros dirigentes de partidos de esquerda na oposição e liberais no governo, por este Mundo fora, foi claramente penalizado por um mandato no qual ele e o seu partido se viram no meio de escandalos e mais escandalos.

O PT é hoje um partido que só se diferencia da direita, porque ainda possui uma imensa base social popular que continua a querer uma outra sociedade. Nas políticas económicas (que acabam por condicionar tudo o resto), o PT resvalou para o liberalismo embora pintado, aqui e ali, por algumas pinceladas com preocupação social (exemplo: o programa contra a fome).

Lula foi eleito, no seu primeiro mandato, contra Fernando Henrique Cardoso e as suas políticas. No entanto, hoje em dia, Lula é apologista de políticas que seriam subscritas por FHC...

Lula faz o que faz habitualmente a social-democracia (como a de Sócrates em Portugal): discurso de esquerda na oposição, políticas de direita no governo com algum populismo inconsequente ...

Geraldo Alckmin (candidato do PSDB, mas tão social-democrata como Marques Mendes...), à direita, e, Heloísa Helena (candidata da Frente de Esquerda e militante do Partido Socialismo e Liberdade), à esquerda, não conseguem ser vistos como alternativas. Alckmin seria o acentuar do pior do que de mau já vão tendo as políticas de Lula. Heloísa é muito, ainda e sómente, uma espécie de anti-Lula, sem conseguir afirmar quais as políticas de esquerda e socialistas que implementaria.

As eleições brasileiras exibem também (tal como outras eleições noutros pontos do planeta) a incapacidade da democracia liberal para dar respostas a partir da mobilização e do empenhamento populares e cidadão: as crises e os escandalos são sempre resolvidos (!?) à margem e fora do alcance das pessoas ...

Na nossa opinião as eleições brasileiras pouco mudarão a vida das pessoas ... Mas numa 2ª volta não será indiferente, apesar de tudo, o voto em Lula ou em Alckmin. Se fossemos brasileiros, votaríamos em Lula, ficando atentos às suas futuras acções, políticas e ... escandalos!

Sem comentários: