tribuna socialista

sexta-feira, outubro 13, 2006

70.000 A 100.000 NAS RUAS CONTRA AS POLÍTICAS NEO-LIBERAIS DE SÓCRATES!

Entre 70.000 a 100.000 trabalhadores manifestaram-se ontem contra as políticas neo-liberais do governo da direcção do PS.

Hoje, numa atitude que até parece provocatória, o Ministro da Economia, que habitualmente nunca diz nada, resolver anunciar que a crise económica "tinha terminado" (!?)...

Ontem, José Sócrates já tinha também manifestado, mais uma vez, a sua convicção quanto à continuação da política que tem executado, numa declaração para agradar à base social que não o elegeu, os patrões e os lobbies financeiros.

A dimensão da jornada de protesto organizada pela CGTP, não pode ser ignorada: nem pelo governo, nem pelos partidos parlamentares, nem pelos sindicatos! Foi uma mega-manifestação depois de uma operação de propaganda do governo a propósito do Acordo governo/patões/UGT sobre a Segurança Social. Este é um facto que não pode ser ignorado!

As manifestações não podem ser medidas quanto à sua representatividade da mesma forma que uma contagem de votos. É óbvio! As manifestações exprimem sintomas. E a manifestação de ontem mostrou claramente que há um evidente descontentamento popular com a orientação política do governo Sócrates! Uma das palavras mais usadas quando se fala em José Sócrates é "mentiroso" ... Entre a eleição do governo PS e a realidade das políticas de Sócrates existe uma diferença que a palavra "mentira" define bem ... E é contra esta mentira que os trabalhadores se manifestam e protestam pedindo novas políticas ...

Depois do protesto de ontem virão as lutas dos professores e novamente a greve nacional da Função Pública ... mas os protestos deverão dar lugar a alternativas claras com políticas socialistas! As manifestações e as lutas, em si mesmas, não são alternativas. Tanto podem abrir caminhos para alterantivas como caminhos para coisissima nenhuma ... Infelizmente, o que tem acontecido é a incapacidade para se criarem alternativas que apontem para caminhos de transformação democrática e socialista!

A manifestação de 12 de Outubro prova que os trabalhadores, os cidadãos, as pessoas em geral, estão dispostas a lutar por objectivos concretos ... será que os sindicatos, em geral, os partidos situados à esquerda, também sabem o que querem? Será que têm vontade de convergir?

Sem comentários: