tribuna socialista

segunda-feira, outubro 30, 2006

61% DE BRASILEIROS REELEGERAM LULA ...

61% de brasileiros votaram Lula porque provavelmente não queriam o outro candidato. A reeleição de Lula não é um momento de esperança. O primeiro mandato de Lula e a actuação do PT (Partido dos Trabalhadores) não concretizaram a esperança de milhões de brasileiras e brasileiros, mas antes mostrou um presidente muito submisso às a tudo o que tinha contestado enquanto dirigente operário e sindical. O Partido dos Trabalhadores comportou-se como um vulgar partido social-liberal muito subordinado a lógicas parlamentaristas e aos consequentes casos de corrupção entre os seus dirigentes e membros do governo.

Decerto que para milhões de brasileiros trabalhadores, Lula não é o mesmo que o candidato do PSDB. Mas do Lula lutador anti-capitalista já só temos a memória, porque ele, de certeza, já nem isso tem!

Na Europa como nas Américas, os sistemas parlamentares dos jogos à margem das pessoas, já não oferecem soluções nem qualquer estabilidade. A alternativa reside na capacidade de auto-mobilização e auto-organização de todos aqueles que continuam e continuarão a sofrer as consequências das crises políticas e económicas que se sucedem a um ritmo crescentemente vertiginoso!

Sem comentários: