tribuna socialista

domingo, outubro 29, 2006

SÓCRATES : REELEIÇÃO DO TIPO NORTE-COREANA E SINTOMAS DE AUTISMO POLÍTICO CRESCENTE..

De acordo com a agência LUSA:

"José Sócrates foi reeleito secretário-geral do PS com cerca de 97,2 por cento dos votos e elegerá 99 por cento dos delegados para o próximo congresso, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do partido. Segundo o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS, Capoulas Santos, até ao início da madrugada de hoje foram apurados dos votos de 649 das 718 secções do partido, correspondentes a 90 por cento do total. "

"Na eleição de delegados, as listas afectas à moção de José Sócrates elegeram já 1.384 delegados, cerca de 99 por cento, contra nove da moção encabeçada por Helena Roseta (0,6 por cento) e seis de Fonseca Ferreira (0,4 por cento", disse o eurodeputado socialista."

Será que a realidade interna do PS é comparável ao que se passa da Coreia do Norte ou na China? Será que não há pluralidade de opiniões ou os que divergem também começarão a ser apontados como "dissidentes"? Ou estão aqueles que acusaram a direcção e o governo do PS de serem uma espécie de "comissão liquidatária do PS"? Será que a direcção do PS já copiou o "centralismo burocrático" de outras realidades partidárias?

Depois deste resultado na eleição (ou plebicisto?!) para secretário-geral do PS, o que se pode esperar do Congresso quanto a discussão e à afirmação do partido como espaço plural de esquerda e socialista?

Comentando os resultados internos no PS, José Sócrates afirmou que eles representavam um apoio claro dos socialistas às políticas do governo, ao mesmo tempo que considerava que as manifestações populares de contestação às políticas governamentais são um mero resultado das "acções de sindicalistas da CGTP" ... Deveras elucidativo quanto ao grau de crescente autismo político do primeiro-ministro-secretário-geral do PS!

Poder-se-ia perguntar também se as eleições para secretário-geral são um referendo às políticas governamentais ... então para que serve um Congresso? Para que é que se elegem delegados?

Outra constatação e mais uma interrogação. A edição de hoje do Público citava um estudo do dirigente socialista Augusto Santos Silva, segundo o qual, o PS teria cerca de 90.000 (noventa mil) militantes. Nas eleições internas de ontem, terão votado 26.000 militantes. Que é feito dos restantes 64.000 (sessenta e quatro mil) militantes e - mais importante! - onde está(ão) a(s) sua(s) opinião(ões) ? E dos 26.000 votantes, quantos não são dirigentes nacionais ou distritais ou de secção ou de núcleo ou autarcas ou gestores instalados pelo governo ou ... ?

José Sócrates festeja, afinal, o quê?

Sem comentários: